sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Livre da prisão, preso ao sonho

FORMAÇÃO


Rafael, o único que já cumpriu sua pena, não abandonou o barco
por Edson Borges Vicente e Fernanda Bastos

Rafael Pereira Toledo, 23 anos, é caçula do grupo e, no momento, é o único que se encontra em liberdade. Embora a pena de dois anos a que foi condenado tenha se acabado há seis meses, ele não abandonou o grupo. “Já cumpri minha pena, mas ainda participo das apresentações”, diz.

O mascote, que encarnou o Espoleta, é um exemplo dentro e fora da peça, ajudando os amigos que em curto, médio ou longo prazo estarão também livres e mais do que nunca precisarão de apoio para se reintegrar à sociedade. “Faço isso porque realmente acredito que o teatro pode mudar as pessoas”, explica.

A crença de Rafael Toledo pelo teatro pode ser demonstrada no fato de que, mesmo sozinho na rua, está sempre ensaiando o espetáculo. “Eles me enviam cópia da peça, a minha parte destacada, eu bato texto sozinho, e eu encontro com eles no dia do espetáculo.” Não foi à toa que se despencou de Angra dos Reis só para participar da apresentação na Monteiro Lobato. “Vim correndo pra cá, fui o último a chegar e até me atrasei”.

Rafael, mesmo sendo o mais novo no grupo, é o ator experiente do Criadaki. “Fiz teatro quando pequeno e cheguei a fazer figuração na Rede Globo”. Apesar disso, o calor da plateia o deixou emocionado. “Hoje a apresentação foi muito importante, tanto pra mim e mais ainda pra eles. Mudou muito a cabeça deles”.

E o exemplo que Rafael segue tem nome. Além das figuras de Jonas, Evaldo, Wellington, Adriano e Maxwell, um outro personagem nessa história também mostra o êxito caminho trilhado. “Eu não sou o único do grupo que é ex-presidiário, temos um amigo o carioca, ele está em liberdade há seis anos, e tem uma ONG lá no centro da cidade que procura sempre ajudar a todos”, afirma Rafael.


Interatividade:
Conte para nós um dia em que você teve que andar horas para participar de um compromisso com os amigos.

2 comentários:

  1. Muito legAAL a história...
    Mas fiquei sem saber porque ele foi condenado '.'

    Poderia ter focado também um pouco de como era a vida dele antes e depois da condenação...
    Mas eu gostei.. (Y)

    ResponderExcluir
  2. O passado não é o Espetáculo neste caso. O que importa é percebermos que, mesmo em momentos extremamente díficeis, onde a imensa maioria se desespera e perde o sentido da vida, esses "garotos" acreditaram que podiam voltar atrás e, através da fé em DEUS e da ARTE, realizaram o sonho de muitas famílias. Ver seus apenados filhos, esposos, pais ou amigos recuperados e cheios de vida. Mas, só para matar um pouco da sua curiosidade, ele recebeu uma das penas mais leves: 2 anos. Era apenas um jovem que cometeu um erro em um momento de sua vida em que não teve estrutura emocional para pensar antes. Hoje ele não é apenas um jovem que pagou por seu erro (pois ele pagou pelo que fez assim como os outros estão cumprindo os seus deveres), ele foi além e é um exemplo de vida que serve para muitos que estão por ai "soltinhos" mas sem proucurar fazer o bem pra ninguem, nem para divertir, pelo contrário. São artistas, humanos e ao mesmo tempo personagens. São um livro vivo e espero que continuem esse capitulo e que outros muitos possam também buscar estrategias de mudança de vida. Alguem um dia vai contar essa historia e ela será natural, como se isso pudesse ser visto todos os dias por ai, mas por enquanto não é, é realmente um Espetaculo dificil de se ver. Quem viu e ouviu foi privilegiado.
    Grande abraço Robson, valeu pelo comentario

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...