HOJE NO II IGUACINE
por Josy Antunes

“Hoje em dia, como seriam essas sinfonias?”, indagou Mariana à turma, lançando uma sementinha, que fez com que reflexões brotassem de cada mente alí presente. A de Andréa Souza estava entre elas. Na época, em parceria com Alessandro Swinerd - com quem, atualmente, tem a produtora Decupagem, criada em 21 de agosto do mesmo ano - ela estava em processo de filmagem do documentário “Rodas”, que se passava em Paracambí. Simultaneamente já pensavam sobre o novo projeto: “Eu tinha uma ideia de trem. Como é ficar confinado nele? Como é o trajeto das pessoas que vão da Baixada para a Central do Brasil?”, explica a realizadora.

Trazendo linhas de teclado, baixo, guitarra e violão, a música “Vendo os vagões” foi composta especialmente para a produção. “Ele acreditava que a música sendo mais melódica e sensível daria um tom de poesia àquele intenso movimento, àquela dureza enfrentada pelos trabalhadores”, explica Swinerd. Segundo a dupla de produtores, a canção foi primordial para que “Trilhos” chegasse onde hoje está.

“O que eu acho legal da gente ressaltar é que com o “Trilhos” a gente quebrou muito com essa coisa de ter um diretor, o câmera e o editor que discorda de tudo”, comenta Andréa sobre a segmentação de produções, completando: “Eu acho que não é assim. Nós somos três pessoas que trabalham em conjunto. O filme não é de um, nem de outro. O filme é nosso”, alega.
Andréa e Alessandro pregam a arte de “estranhar o familiar”, que faz com que se crie uma nova impressão sobre o “comum”. Felizes por terem sido contemplados com o Festival, a dupla já se considera vitoriosa pela participação.e uma ou duas pessoas ouvirem o que nós estamos falando e passarem adiante, poxa, aí que nós vencemos duplamente. O nosso grande prêmio é esse”, garante Andréa. “Trilhos” será exibido hoje na Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens, que acontecerá no teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, às 18horas. Não perca!
Interatividade:
Qual o meio de transporte mais utilizado por você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário