sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Milhares de acessos

O IGUACINE VEM AÍ

Dois jovens iguaçuanos conquistam Youtube com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão
por Hosana Souza

Escrever, filmar, fotografar, criar, amar. Jovens de Nova Iguaçu utilizam esses verbos para fazer ‘a diferença’ na história do município.Utilizando a internet para mostrar seus talentos, Raphael Belarmino, 19 anos, e Felipe Lacerda, 22 anos,têm juntos 600 mil acessos no Youtube.

“Eu gosto de fazer vídeos, o fato de terminarem na internet é uma consequência”, diz Raphael. “É uma vontade que dá, não tem explicação, eu tenho a ideia, vou lá, gravo e edito, mas sem pretensão alguma”, completa.

Assim como tantos talentos de Nova Iguaçu, Raphael sonha ser descoberto. Ele ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Curtas da UNIGRANRIO, universidade onde estuda. “Para mim foi como o Oscar”, brinca. “Eu até pensei em me inscrever no Iguacine, mas não deu tempo. Acho o evento uma ideia ótima, muito válida, são coisas que ajudam a Baixada", diz.

AQTFS, A Lenda de Narf é o nome do premiado curta, que teve um total de 300 acessos no Youtube. O curta é de ficção e tem dez minutos. O filme conta a história de um cara perdido e viciado em drogas legalizadas, que tem esperado por tudo na vida. Ele deseja que um milagre venha acontecer. E acontece. De repente um ser místico em forma de mulher aparece na vida do protagonista e modifica sua rotina.

Graças a Narf, o jovem herói do curta aprende que os erros de sua vida não devem ser fonte de derrotas. Porém, o tempo desse ser místico em sua vida termina sem nenhuma explicação aparente. Ela vai embora. A partir daí ela faz com que ele volte à sua velha rotina, mas sempre
carregando boas lembranças e grandes ensinamentos.

A história do jovem diretor com audiovisual não é recente e o incentivo vem da própria família. Os pais de Raphael sempre tiveram o hábito de produzir vídeos caseiros e tirar fotos dele. “Além dos vídeos com a minha mãe, eu lembro claramente dela cantando para mim ou reclamando que eu só sossegava quando estava em frente à TV, vendo TV Colosso. Até hoje, nos fins de semana, nós fazemos vídeos caseiros”.

Raphael declara que sua paixão pelo audiovisual será para toda a vida. Ele deseja trabalhar com isso e nos conta que já está com um novo roteiro preparado, prometendo algo mais ‘personalizado’, pois contará, agora, com apoio e equipamento profissional. “O audiovisual para mim é tudo”, encerra.

Outro talento é Felipe Lacerda, o famoso FLS do Youtube. Nascido e criado em Nova Iguaçu, o jovem investe em produções com textos e fotos. “Eu sempre gostei de escrever e criar coisas. Eu fiz o meu primeiro vídeo e vi que muitas pessoas gostaram, então comecei a produzir cada vez mais.”, diz Felipe, que hoje tem 41 vídeos no Youtube. O último, postado há quatro semanas, já está com 700 acessos.

“Eu pego fotos, músicas, escrevo e produzo os vídeos. Eu quero que as pessoas vejam, se emocionem e reflitam. Falo sobre aborto, amor, temas da atualidade”.
Felipe nunca teve a oportunidade de fazer especialização, mas ao terminar o ensino médio, neste ano, pretende prestar vestibular para audiovisual. “Além do vestibular, vou tentar a Escola Livre de Cinema. Eu desejo muito fazer algum técnico para trabalhar com vídeo em 3D, é um sonho”. O jovem confessa que deseja que isto deixe de ser um hobby e passe a ser uma profissão.

Felipe diz adorar o Iguacine. “Eu estou por dentro do evento e vou participar. Quem sabe, no próximo, eu terei até um vídeo?”, diz um animado Felipe. A história audiovisual de Felipe teve início há dois anos, quando ganhou seu primeiro computador. Com certeza não terminará tão cedo.


Interatividade:
E você, o que espera do próximo Iguacine?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...