sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Milhares de acessos

O IGUACINE VEM AÍ

Dois jovens iguaçuanos conquistam Youtube com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão
por Hosana Souza

Escrever, filmar, fotografar, criar, amar. Jovens de Nova Iguaçu utilizam esses verbos para fazer ‘a diferença’ na história do município.Utilizando a internet para mostrar seus talentos, Raphael Belarmino, 19 anos, e Felipe Lacerda, 22 anos,têm juntos 600 mil acessos no Youtube.

“Eu gosto de fazer vídeos, o fato de terminarem na internet é uma consequência”, diz Raphael. “É uma vontade que dá, não tem explicação, eu tenho a ideia, vou lá, gravo e edito, mas sem pretensão alguma”, completa.

Assim como tantos talentos de Nova Iguaçu, Raphael sonha ser descoberto. Ele ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Curtas da UNIGRANRIO, universidade onde estuda. “Para mim foi como o Oscar”, brinca. “Eu até pensei em me inscrever no Iguacine, mas não deu tempo. Acho o evento uma ideia ótima, muito válida, são coisas que ajudam a Baixada", diz.

AQTFS, A Lenda de Narf é o nome do premiado curta, que teve um total de 300 acessos no Youtube. O curta é de ficção e tem dez minutos. O filme conta a história de um cara perdido e viciado em drogas legalizadas, que tem esperado por tudo na vida. Ele deseja que um milagre venha acontecer. E acontece. De repente um ser místico em forma de mulher aparece na vida do protagonista e modifica sua rotina.

Graças a Narf, o jovem herói do curta aprende que os erros de sua vida não devem ser fonte de derrotas. Porém, o tempo desse ser místico em sua vida termina sem nenhuma explicação aparente. Ela vai embora. A partir daí ela faz com que ele volte à sua velha rotina, mas sempre
carregando boas lembranças e grandes ensinamentos.

A história do jovem diretor com audiovisual não é recente e o incentivo vem da própria família. Os pais de Raphael sempre tiveram o hábito de produzir vídeos caseiros e tirar fotos dele. “Além dos vídeos com a minha mãe, eu lembro claramente dela cantando para mim ou reclamando que eu só sossegava quando estava em frente à TV, vendo TV Colosso. Até hoje, nos fins de semana, nós fazemos vídeos caseiros”.

Raphael declara que sua paixão pelo audiovisual será para toda a vida. Ele deseja trabalhar com isso e nos conta que já está com um novo roteiro preparado, prometendo algo mais ‘personalizado’, pois contará, agora, com apoio e equipamento profissional. “O audiovisual para mim é tudo”, encerra.

Outro talento é Felipe Lacerda, o famoso FLS do Youtube. Nascido e criado em Nova Iguaçu, o jovem investe em produções com textos e fotos. “Eu sempre gostei de escrever e criar coisas. Eu fiz o meu primeiro vídeo e vi que muitas pessoas gostaram, então comecei a produzir cada vez mais.”, diz Felipe, que hoje tem 41 vídeos no Youtube. O último, postado há quatro semanas, já está com 700 acessos.

“Eu pego fotos, músicas, escrevo e produzo os vídeos. Eu quero que as pessoas vejam, se emocionem e reflitam. Falo sobre aborto, amor, temas da atualidade”.
Felipe nunca teve a oportunidade de fazer especialização, mas ao terminar o ensino médio, neste ano, pretende prestar vestibular para audiovisual. “Além do vestibular, vou tentar a Escola Livre de Cinema. Eu desejo muito fazer algum técnico para trabalhar com vídeo em 3D, é um sonho”. O jovem confessa que deseja que isto deixe de ser um hobby e passe a ser uma profissão.

Felipe diz adorar o Iguacine. “Eu estou por dentro do evento e vou participar. Quem sabe, no próximo, eu terei até um vídeo?”, diz um animado Felipe. A história audiovisual de Felipe teve início há dois anos, quando ganhou seu primeiro computador. Com certeza não terminará tão cedo.


Interatividade:
E você, o que espera do próximo Iguacine?

Nenhum comentário:

Postar um comentário