terça-feira, 25 de agosto de 2009

O dom é tudo

O IGUACINE VEM AÍ

Mariane Dias acredita que o dom é mais importante que a técnica e a tecnologia
por Flávia Ferreira

Foi-se o tempo em que a fotografia em preto e branco era a única opção para recordar os momentos vividos em festas de aniversários, casamentos, ou qualquer tipo de festa. Além de caro, antigamente esse recurso não retratava fielmente o ocorrido. Com o advento das filmadoras e câmeras digitais mais baratas, ficou mais fácil qualquer pessoa filmar seu próprio aniversário. Além disto, as novas produtoras incorporaram o audiovisual dentro de seu pacote de serviços. É possível ver estas grandes produções principalmente em festas de 15 anos, festas de um ano e casamentos. Também estão se tornando famosos os vídeos de câmera digital feitos de festas de rua e shows.

Hoje em dia, uma pessoa que curta produções audiovisuais pode produzir um filme apenas com uma câmera de celular. Esse é o caso da fotógrafa Mariane Dias, de 17 anos, cujo veloz processo de profissionalização está se consolidando com um equipamento amador. “Lógico que não vai sair com resolução de cinema, mas para quem realmente gosta seria até um grande desafio”, diz ela.

A carreira de Mariane Dias teve início no ano passado, quando se inscreveu na ESPOCC (Escola Popular de Comunicação Crítica), ligada ao Observatório de Favelas. Foi nesse curso que obteve as noções que passou a fazer uso em um cotidiano em que a máquina se tornou quase uma extensão do seu corpo, mas a fotógrafa não descarta a importância do talento. “O dom é tudo que qualquer um precisa”, afirma ela. “o resto fica mole para quem sabe administrar”, conta ela.

Ao lado do surgimento de novas tecnologias, tem se tornado cada vez mais comum um discurso segundo o qual uma boa fotografia depende mais do instrumento de trabalho do que da sensibilidade do profissional. Apesar de ser filha da era digital, Mariane discorda dessa tese. “Equipamento é um auxílio, uma ponte para chegarmos ao final. Mas continuo acreditando que o dom pode ser tão útil quanto um equipamento sofisticado e de altíssimo nível”.

A jovem fotógrafa agora sonha a sequência de fotos permitida por uma filmagem, pois não consegue mais imaginar “um mundo sem filmes, sem documentários, sem cenas que podem se repetir a qualquer momento”. Depois de fazer algumas filmagens com o Bloco 18, ela se lançou no mercado e agora já trabalha para diversos grupos musicais, boates e projetos sociais. “Filmar me traz uma sensação muito gostosa”, diz ela que, embora tenha pouca experiência, já recebeu os primeiros elogios. “Acredito que a filmagem é um modo das pessoas reverem momentos e situações. Vivemos em função da visão do mundo”.

Interatividade:
Conte alguma situação em que o talento tenha sido muito mais importante do que o equipamento.

10 comentários:

  1. Mari , sempre linda, ótima profissional e dedicada!
    Beijos mari,!

    ResponderExcluir
  2. duplo exemplo de novos talentos em uma matéria só.. Mariane e a própria autora do texto.. Flávia.. boto fé nas duas!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mary!!
    Você merece,torço muito por você.

    ResponderExcluir
  4. Ah, como sempre o juninho fala palavras maravilhosas. Obrigada por estar sempre ao meu lado. Amo-te muito amigo

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa a matéria Flavinha, mais uma vez hein!!!! Mari vc é um pontinho cheio de luz e disposição. Orgulho total!!

    ResponderExcluir
  6. Aêeeeeeeeeee Parabéns fotógrafa !

    Parabéns tbm autora da matéria.

    Mariane Dias e Flávia Ferreira.. . ainda vamos ouvir MUITO sobre elas !

    Enorrme beijo !

    ResponderExcluir
  7. Ah que linda *-*
    Parabéns a autora da matéria e parabéns a fotografa *-* não é pq é minha amiga não, mas tem talento!
    E como ela disse, É O DOM!
    ghaha

    beijos, sucesso amiga *-* s2

    ResponderExcluir
  8. Tudo que está descrito na matéria é a mais pura verdade.. Obrigada a todos e principalmente a Mary.

    ResponderExcluir
  9. Flavinha parabéns pela capacidade de enchergar o belo que está ao nosso lado, pertinho e valoriza-lo. O horizonte torna-se mais belo, quando enchergamos o nosso redor. Lindo! Mari tu é de mais!!!!!! Acredito muito em você. Professor PARABÉNS cara!!!!! Muita Luz!!!!!

    ResponderExcluir
  10. anjinhooooooooooooooooooooooooooooooooooo. que saudade de vc. apareceeeeee

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...