domingo, 30 de agosto de 2009

Animador desanimado


A VELHA E NOVA HISTÓRIA

Curta promove reflexão sobre relacionamentos
por Wanderson Duke Ramalho

O novo curta de Allan Sieber , “Animadores”, traz as obsessões típicas do diretor com o universo subversivo dos outsiders. O curta narra, de uma forma simples a vida do personagem principal, num emprego intragável (animador de festas infantis), caindo de amores pela colega de trabalho loirinha, que nunca vai perceber o quanto é sedutora.

Todos os clichês de um gênero a que estamos acostumados desde a infância, com as Sessões da Tarde, podem ser vistos no filme de Allan Sieber. Mas aqui a coisa é um pouco diferente. As referências do underground e da contracultura deixam o bom mocismo de lado e atraem a atenção de um público mais maldoso, tanto quanto o autor.

Não é por acaso que toda a animação se dá quase sem diálogos, entrecortada somente pela distorção nervosa da guitarra de Edu K.. O que aliás, faz muito bem, pontuando ininterruptamente todas as situações da tensão ao tédio, chegando até a euforia.O único senão nesta postura cínica e desleixada, típica não só dos trabalhos de Allan Sieber, mas de toda um conglomerado de cineastas(que já deixa marcas e inúmeros seguidores) é que, ao desacreditarem no "sistema" nada mais resta, a não ser o deboche autodepreciativo e o mais puro desprezo pelo que resta a sua volta.

De forma resumida:
Um curta excelente, aclamado, de uma originalidade singular e muito bem construído. “O curta é ótimo! Um dos melhores a que já assisti”, diz Camila Souza.



Interatividade:
O que mais lhe atrai em um curta-metragem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...