sábado, 29 de agosto de 2009

80% R$ 1,99

HOJE NO II IGUACINE

Rodrigo Fonseca explica o papel dos longas-metragens de baixo custo no contexto do II IGUACINE
por Edson Borges Vicente

Oitenta por cento. Esse é o percentual de produções de baixo custo dentro do mercado cinematográfico brasileiro. Apenas os 20% restantes, cujos orçamentos chegam à cifra dos milhões, são destinados aos Multiplex. Diante desse quadro e considerando a natureza das produções exibidas no II Iguacine, foram escolhidos “Um Lobisomem na Amazônia” de Ivan Cardoso, “Sans Peña” de Vinicius Reis, “Todo Mundo tem problemas sexuais” de Domingos de Oliveira e “Marcelo Zona Sul” de Xavier de Oliveira como os longa-metragem representativos da produção autoral carioca fora das películas de orçamento cavalar.

Rodrigo Fonseca, crítico de cinema do Jornal o Globo e professor da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu fez a curadoria dos longas. Sua meta era representar o cinema enxuto, porém criativo e que, como se pode perceber, corresponde à maioria dos projetos nacionais. “Até por que se fossem oitenta por cento de lançamentos gigantes teríamos 5 filmes e não 70 como a gente tem”, ressalta.

Segundo ele, havia também a necessidade da presença de alguns mestres com olhares particulares e autorais sobre cinema, com ampla trajetória cultural. Nesse sentido, Domingos de Oliveira, diretor de teatro, cineasta e ator; Ivan Cardoso, fotógrafo e artista plástico renomado e Vinicius Reis com trabalho amplo em pesquisa e de documentários que confluiu o trâmite da ficção para o documentário foram escolhidos para dar um toque especial ao festival.

A presença dessas pérolas, segundo Rodrigo, é de suma importância. “Mais do que importante, eu acho fundamental para a construção de um evento cuja meta é frisar que Nova Iguaçu tem cinema, está produzindo cinema e mais do que isso, tá pensando cinema, que é o papel da Escola na cidade”. Frisa ele.

Ainda quanto às aspirações iguaçuanas ao cinema, ele comenta o sentido do trecho inédito do filme que trata da vida do operário-presidente Lula. Uma pessoa que sempre aspirou o reconhecimento de sua militância política e correu atrás disso.

“Eu sugeri que a gente abrisse com o corte do Lula por que Eu acho que a gente tá trabalhando com a noção de uma cidade que quer se fazer enxergar como produção áudio-visual. Então, colocar um filme de uma pessoa que quis se fazer enxergar como pensador da política, eu acho que é confluir pensamentos e ambições estéticas e éticas”. Finaliza. Boa Leitura!

Interatividade:
Qual longa-metragem você mais se interessou em assistir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...