quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A mulher que calculava

FORMAÇÃO

Sandra Mônica explica novo modelo de oficinas do horário integral
por Giuseppe Stéfano

Na primeira semana de agosto, o auditório da Escola Municipal Monteiro Lobato, no centro de Nova Iguaçu, foi tomado pelos mediadores culturais do Bairro-Escola, em uma reunião de formação do novo formato do programa que será implantado a partir do segundo semestre em todas as escolas municipais.

Para a realização da formação que será posta em prática no decorrer das oficinas com as crianças, o secretário de cultura de Nova Iguaçu, Marcus Vinicius Faustini, coordena equipes de membros das secretarias de cultura e de educação, que trabalharam na elaboração de uma apostila com exemplos de metodologias a serem aplicadas pelos mediadores.

A secretária adjunta de cultura Sandra Mônica explica tudo detalhadamente na reunião com os estagiários que já participaram no primeiro semestre e os que iniciarão no próximo. "Esse é o primeiro módulo de formação dos estagiários do Bairro-Escola. Esse segundo formato tem o objetivo de interligar todas as oficinas no horário intermediário, já que as oficinas culturais passarão a ter uma interface com as oficinas de Língua portuguesa e de Matemática".

Para que isso aconteça, durante essa semana os mediadores estarão aprendendo estratégias de abordagem com crianças do horário integral. O foco dessas oficinas é, durante os meses de agosto e setembro, trabalhar a oralidade, incentivando a fala e a escuta através de contação de histórias para as crianças e recriação de histórias tradicionais contadas pelo povo. "Serão usadas brincadeiras, como o telefone sem-fio, por exemplo, que mexe com a fala, a audição e a interpretação das crianças", diz Sandra, explicando um dos meios usados para alcançar o objetivo dessa fase, que é potencializar a fala e a expressão corporal.

Contudo, a literatura não poderia ficar de fora dessa metodologia, já que as oficinas de cultura andarão de mãos das com as de Língua Portuguesa. Além do recurso às brincadeiras e histórias que fazem parte do cotidiano infantil, a equipe utiliza textos de um autor que conta histórias populares. "A gente pensou em pegar um autor que é conhecido pelas histórias captadas do povo e por essa ênfase que ele deu à oralidade. Esse autor é Luiz da Câmara Cascudo", revela Sandra Mônica. Câmara Cascudo foi escolhido devido ao valor que dá às histórias de vida das pessoas, com ar cômico, mas que retratava com ludicidade a forma como as pessoas enfrentam situações do dia a dia. Esses contos serão lidos para as crianças e elas soltarão a imaginação.

Nas oficinas de Cultura e Matemática, o livro "O homem que calculava", de Malba Tahan, será usado para mostrar que a matéria escolar tão temida e odiada por tantas crianças pode ser facilmente ensinada e aprendida de forma bem divertida. Sandra Mônica conclui ressaltando a importância da interatividade entre a escola e a comunidade. "Essa conexão será feita quando os mediadores resgatarem as histórias do bairro, as histórias que os pais conhecem e contam para os filhos”, explica.

Tudo que será feito a partir de agosto, está sendo ensaiado durante essa semana. Segunda e terça-feiras, os mediadores estarão recebendo estratégias para serem usadas nas oficinas de Cultura e Língua Portuguesa e, na quarta e quinta-feiras, é a vez dos métodos para trabalhar Cultura e Matemática. Na sexta-feira e no sábado, haverá o encerramento da programação com os estagiários que cuidarão das oficinas de reforço escolar nas escolas da rede municipal de Nova Iguaçu.

Interatividade:
Sugira um grande autor da literatura brasileira que possa ser usado nas oficinas da reforço escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...