quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Buracos

AUDIOVISUAL

Cineclube comemora mais de 3 anos de sucesso em Nova Iguaçu
por Jefferson Loyola

Hoje em dia todas as pessoas no mundo são atingidas e influenciadas pelo audiovisual. Com o cinema, televisão, internet a até mesmo celulares como mídia, ele vem se espalhando e crescendo de forma incalculável no mundo. O grupo iguaçuano Laboratório Cítrico realiza todo mês esta interação entre as pessoas e o audiovisual, a partir do “Cineclube Buraco do Getulio”, que neste mês teve como tema o corpo.

Diego Bion, 24 anos, um dos idealizadores do projeto, apresentou os curtas de maneira extrovertida e bem descolada, trazendo para o público um interesse maior em relação aos filmes mostrados. “A ideia de realizar esta sessão, com o corpo como meio de comunicação, surgiu a partir de uma série de filmes que utilizam o audiovisual para explorar o corpo como tema. E eles o fazem de maneira bem divertida”, diz.

Os filmes apresentados foram montados com trechos de corpos, cabeça, tronco, membros e todo o resto. Teve filme sobre dança, filme que usa o corpo para criar outros objetos, filme que utiliza o corpo para demonstrar o sentimento, entre outros. A relação dos curtas apresentados foi: “Útero”, de Camila Márquez, Raul Fernando e Rebecca Ramos; “Primeira Sinfonia”, de Fabiano Mixo; “Prefácio”, de Sabrina Bittencourt, Fabíola Trinca e Igor Cabral; “Escuridão / Luz / Escuridão”, de Jan Svankmajer e “Pé de Canção”, de Erica Russel.

No intervalo das exibições, houve uma intervenção do grupo poético “Pó de Poesia”, que estava comemorando um ano de existência. Fundado por Ivone Landim depois de uma conversa de bar com amigos poetas, o grupo apresentou diversos poemas de sua autoria. No final do evento, rolou uma intervenção musical com a banda “Marcelo Peregrino e O Caneco”.

Nós não temos informações sobre o próximo tema do Cineclube, porém para os curiosos podemos adiantar a intervenção poética da próxima sessão, que ocorrerá no dia 05/09. O grupo Gambiarra Profana, que existe há nove anos, já aceito o convite feito por Diego Bion para participar da próxima intervenção poética. “Li o fanzine deles e me interessei”, afirmou Bion.

O Buraco do Getúlio acontece no primeiro sábado do mês, às 19h no Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Informações: www.cinema-laranja.blogspot.com

Interatividade:
Que tema gostaria de ver no próximo Buraco do Getúlio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...