sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Parceiros

FORMAÇÃO


Em entrevista, a coordenadora da Educação Fundamental Ana Paula Cerqueira Fernandes conta como foi a ação conjunta entre as secretarias de Educação e Cultura na formação dos mediadores culturais do segundo semestre
por Fernanda Bastos da Silva e Edson Borges Vicente

A Semana de Formação do segundo semestre dos mediadores culturais do Bairro-Escola, de 03 a 07 de agosto, teve novidades importantes que buscaram potencializar a atuação dos profissionais. Entre elas, o trabalho conjunto de técnicos de duas secretarias parceiras: a Educação e a Cultura.

Ana Paula Cerqueira Fernandes, coordenadora de Ensino Fundamental do Departamento Pedagógico do Cotidiano Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, explica como isso aconteceu e os fatos que antecederam essa ação.

Jovem Repórter: O que é o Departamento Pedagógico e o Cotidiano Escolar? Como funciona esse setor dentro da Secretaria de Educação?
Ana Paula: O Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, a Semed, é o que faz o gerenciamento das ações diretas das escolas. Tudo o que diz respeito ao desenvolvimento dos trabalhos, o controle dos alunos, projetos pedagógicos, as ações propostas pelo MEC e as parcerias com outras secretarias. Todo esse link com as escola tem que passar pelo setor que a gente chama de cotidiano escolar. Tudo que passa pela vida cotidiana da escola tem que passar por esse setor.

Jovem Repórter: Você é a coordenadora da Educação Fundamental. Existem outras divisões na Coordenação Pedagógica? Como é a estrutura da equipe pedagógica do Cotidiano Escolar?

Ana Paula: Há três grandes frentes: A Educação Especial, coordenada pela professora Eliana Maia; temos outra colega, Daniela Montequiare, que faz a coordenação da Educação Infantil e, no Fundamental, existe uma dobradinha: somos eu e a professora Adriana Manick. Pois o ensino fundamental tem dois segmentos, o primeiro do 1º ao 5º ano e o segundo do 6º ao 9º ano. Eu fico com o segundo segmento. Já a Educação de Jovens e Adultos – Eja - fica a cargo de outra coordenadoria, com a professora Bernadete Rufino.

Jovem Repórter: Foi dito que todas as ações cotidianas das escolas da rede têm que passar pelo Departamento Pedagógico. Como é essa relação da secretaria com as escolas?

Ana Paula: A nossa secretaria tem um histórico democrático de respeito às diferenças e especificidades das escolas. Eu acho que a maior prova disso é o Bairro-Escola, que tenta fazer esse link entre o que seja a cultura local, a especificidade da escola e trazer também o que é diferente para aquele universo que, de repente, não tinha o contato com a música, ou outra modalidade de música ou de cultura, com as oficinas que são ofertadas. Temos outro espaço, que é o da Escola Aberta aos Finais de Semana, que oferecem atividades esportivas. A secretaria faz o papel de mediação e não de imposição de nenhum modelo teórico-metodológico, até porque as escolas encontram-se em um momento de requalificar, repensar ou até mesmo, as que não tinham, de montar e estruturar seu projeto político pedagógico através da figura do CPP, que é uma novidade no cenário do município.

Jovem Repórter: Então, qual é o papel fundamental dos CPP’s nessa relação? O que significou a incorporação desse personagem no cenário da educação municipal iguaçuana?

Ana Paula: Eles foram eleitos esse ano para um mandato de três anos. Acho que o que legitima a escolha desse profissional na escola é que ele veio como o desejo do grupo de professores da escola. Ele foi eleito diretamente pelo grupo de docentes da escola. Eles deram voz a um professor que vai representá-los, que vai ser essa ponte de diálogo não só com a equipe de gestão local, que seria o diretor geral e os adjuntos, mas com a Semed. A gente procura respeitar o ritmo das escolas. Sabemos que o Governo Federal oferece uma série de formações e de projetos para serem incorporados nas escolas. Dentro possível, procuramos apresentar projetos e fazer com que as escolas se seduzam e se engajem. Não de forma a obrigar a realizar. Esse é o caminho para a gente investir numa melhoria do nosso ensino e dos nossos professores. E até no fazer, como você falou, nessa rede de saberes/fazeres que acontece dentro das escolas.

Jovem Repórter: Queremos saber especificamente a respeito da aproximação da cultura com a educação. Hoje estamos vivenciando um trabalho conjunto dessas duas secretarias. Como isso foi possível?

Ana Paula: É um dos eixos norteadores do Bairro-Escola. Não podemos falar de um grande programa de governo com esse nome - Bairro/Escola - se não pensarmos o bairro associado à escola. A escola é apenas um dos territórios do bairro. Para que a escola seja um espaço de sucesso, de prazer e de excelência, a gente precisa fazer com que essa escola esteja tanto aberta para receber o bairro como o bairro receber a escola. O que estamos vivendo hoje com essa formação é uma primeira experiência de uma vontade coletiva, que vem de muito tempo. As secretarias têm muitas atribuições e, talvez em função de termos um equipe reduzida, é que a gente não pode ter vivido essa aproximação a mais tempo. Mas, ainda que os técnicos das secretarias não estejam compartilhando o mesmo espaço ou o mesmo grupo de formação, existe o Comitê Central do Bairro-Escola, coordenado pela Maria Antônia Goulart. Uma vez por semana se encontram os representantes dessas secretarias. Sempre há encontro entre os secretários de educação e da cultura e com Maria Antônia, além de outras secretarias parceiras, como representantes do esporte e da requalificação urbana. São essas pessoas que, em conjunto, param para estabelecer os nortes e as diretrizes. O que estamos vivenciando nesse segundo semestre é a potencialização disso. Desse trabalho de diálogo que é necessário. A nossa secretaria nunca trabalhou sozinha, talvez as pessoas, em função da nossa distância geográfica – pois a Educação fica do outro lado na Estrada de Madureira- possam achar, mas sempre se colocou como secretaria acolhedora e ouvidora das escolas.

Jovem Repórter: E o que você está achando dessa experiência de trabalho? E em relação aos mediadores, como acha que essa proposta está sendo recebida?

Ana Paula: É muito bom vivenciar isso e partilhar com os mais jovens, os mediadores que estão chegando agora. Isso é positivo para eles perceberem essa via de mão dupla, esse diálogo entre essas secretarias.

Jovem Repórter: Houve algum diferencial a ser destacado nessa formação?

Ana Paula: Nesse momento, a possibilidade de a gente ter entregado na mão dos mediadores um guia, um documento, foi um grande avanço. Sempre foi um desejo do Faustini (secretário de Cultura e Turismo Marcus Vinícius Faustini) e deles próprios (os mediadores), para que eles pudessem nortear suas ações. Mas como o próprio nome diz, é um guia. Um guia de sugestões. Esse repertório, dentro de cada escola, vai receber uma nova roupagem e será ampliado, porque cada grupo é um grupo e cada criança vai reagir de uma forma. Cada mediador tem uma linguagem. Mas eu acho que será proveitoso e produtivo. Em cada uma das salas eles encontram saídas estratégicas diferenciadas para a gente falar de uma mesma coisa. Que é falar de um literatura, de estar resgatando o poder de sedução que a gente tem na nossa literatura através da oralidade e Câmara Cascudo é um mestre nisso.

Jovem Repórter: E essa possibilidade de adaptação do guia é positiva em que relação?

Ana Paula: Isso é a Educação. Educação é associar a criatividade à teoria e à sua prática. Fazer da sua pratica uma coisa sedutora capaz de transformar as pessoas.

Jovem Repórter: A Secretária Adjunta de Cultura Sandra Mônica explicou que a parte da formação dedicada à língua portuguesa seria baseada em contos de Câmara Cascudo. De onde surgiu essa ideia?

Ana Paula: Em relação a Câmara Cascudo, já vinha sendo realizado um trabalho na Escola Livre de Cinema e o Faustini apresentou essa proposta no Comitê do Bairro-Escola. Em função do sucesso, da linguagem sedutora e encantadora e do projeto que já vinha sendo realizado na Escola Livre de Cinema, a Educação se viu completamente contemplada, já que se pode associar o estudo da literatura com a expressão artística e poesias e a arte de dramatizar.

Jovem Repórter: E como foram as dinâmicas de segunda e terça, dedicadas à Língua Portuguesa com Câmara Cascudo?

Ana Paula: No grupo de ontem (03/08), fizemos a leitura do guia e fomos pontuando dúvidas. Hoje foi a vez da leitura dos textos. Cada grupo escolheu um conto do repertório e do guia e esse conto deveria se vivenciado. Primeiro uma leitura e uma análise do texto, depois uma leitura dramatizada pelo grupo e cada grupo deveria desenvolver estratégias para apresentar para o grupão. Como se a gente tivesse fazendo uma simulação, uma experimentação do que a gente vai vivenciar na sala de aula.

Interatividade:
O que você acha de trabalhar em conjunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...