sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Noite das crianças

OLHA O II IGUACINE AÍ, GENTE

Curtas-metragens abordam temas variados sob a ótica infantil
por Dariana Nogueira

A abertura da Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens do Iguacine 2009 trouxe quatro filmes feitos a partir de experiências de crianças. Cada filme abordou de maneira simples e objetiva temas complexos como religião e morte.

O primeiro documentário, por exemplo, entitulado "Dias de Criança", dos Alunos do Projeto Olho Vivo (PR), conseguiu transmitir de forma bastante agradável o cotidiano de meninos e meninas de diferentes religiões. O filme mostra com sensibilidade e sutileza o universo complexo do mundo adulto apreendido e assimilado pelas crianças, que, com inocência e naturalidade, vão aos poucos construíndo suas visões de mundo. É um filme bonito, singelo, e sobretudo imparcial, onde o tema foi tratado com respeito e sensibilidade.

O público, que lotou o teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, se manteve atento durante toda a sessão, dividindo-se entre a emoção causada por "O admirável mundo de Frei", de Joana Zein (RJ), que mostra os bastidores de um Jockey Club e o drama de um menino que perde seu cavalo predileto, e as risadas produzidas pelo "Sweet Karolynne", de Ana Barbara Ramos (PB), que retrata a vida de uma esperta menina paraibana, filha de um cover do Elvis e dona do galo "Jarbas", que diz o que pensa da vida com segurança e bom-humor.

O último filme da mostra, "Perto de casa" de Sérgio Borges (MG), "que parece que é feito de massinha", também divertiu a plateia mostrando a inocência de dois irmãos sendo filmados no seu dia-a-dia. Os garotos com seu delicioso sotaque mineiro, esbanjam alegria diante da tela, comendo pedaços de maçã que caíram no chão, e rolam sem medo num monte de areia, aproximando o público da doce sensação de ser criança. Uma noite agradável e divertida que ficará marcada na história dessa grande festa.

Interatividade:
Conte pra gente que filme da primeira mostra mais te agradou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário