sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Noite das crianças

OLHA O II IGUACINE AÍ, GENTE

Curtas-metragens abordam temas variados sob a ótica infantil
por Dariana Nogueira

A abertura da Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens do Iguacine 2009 trouxe quatro filmes feitos a partir de experiências de crianças. Cada filme abordou de maneira simples e objetiva temas complexos como religião e morte.

O primeiro documentário, por exemplo, entitulado "Dias de Criança", dos Alunos do Projeto Olho Vivo (PR), conseguiu transmitir de forma bastante agradável o cotidiano de meninos e meninas de diferentes religiões. O filme mostra com sensibilidade e sutileza o universo complexo do mundo adulto apreendido e assimilado pelas crianças, que, com inocência e naturalidade, vão aos poucos construíndo suas visões de mundo. É um filme bonito, singelo, e sobretudo imparcial, onde o tema foi tratado com respeito e sensibilidade.

O público, que lotou o teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, se manteve atento durante toda a sessão, dividindo-se entre a emoção causada por "O admirável mundo de Frei", de Joana Zein (RJ), que mostra os bastidores de um Jockey Club e o drama de um menino que perde seu cavalo predileto, e as risadas produzidas pelo "Sweet Karolynne", de Ana Barbara Ramos (PB), que retrata a vida de uma esperta menina paraibana, filha de um cover do Elvis e dona do galo "Jarbas", que diz o que pensa da vida com segurança e bom-humor.

O último filme da mostra, "Perto de casa" de Sérgio Borges (MG), "que parece que é feito de massinha", também divertiu a plateia mostrando a inocência de dois irmãos sendo filmados no seu dia-a-dia. Os garotos com seu delicioso sotaque mineiro, esbanjam alegria diante da tela, comendo pedaços de maçã que caíram no chão, e rolam sem medo num monte de areia, aproximando o público da doce sensação de ser criança. Uma noite agradável e divertida que ficará marcada na história dessa grande festa.

Interatividade:
Conte pra gente que filme da primeira mostra mais te agradou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...