OLHA O II IGUACINE AÍ, GENTE
Filme sobre o Presidente Lula abre o II Iguacine hoje à noite
por Lucas Lima

"Mais do que um evento, o II Iguacine é um gesto político", afirma seu idealizador, o secretário municipal de Cultura e Turismo Marcus Vinícius Faustini. Há várias razões para que o secretário faça tal afirmação, a começar pelo fato de a Baixada Fluminense estar recebendo produções de quase todos os estados do país. Porém, mais importante do que a inscrição de 270 títulos nacionais, é o fato de ele estar sendo produzido pela Escola Livre de Cinema. "Esse festival mostra que a Baixada, é um lugar de se treinar e criar o olhar, capaz de criar cultura também", afirma o secretário. "Prova disso é que os próprios alunos da escola de cinema entraram no festival".
Há diversas novidades na nova edição do Iguacine, dentre as quais a que o secretário mais comemora é a parceria com o Itaú Cultural, uma das mais importantes instituições de apoio à cultura do país. "O Itaú Cultural nunca havia atuado efetivamente no Rio de Janeiro", orgulha-se Faustini. A estrutura deste anos será mais enxuta do que a do ano passado, sem a mostra competitiva da Baixada e a exibição de filmes nos bairros., por exemplo. "Esse ano a gente vai concentrar a mostra no Sylvio Monteiro e na Escola de Cinema".


Como no ano passado, esta edição do Iguacine também tem o seu homenageado: o cineasta Xavier de Oliveira, autor de importantes produções nos anos 70, como filme Marcelo Zona Sul, que marcou a estreia de atores como Stepan Nercessian e Fraçoise Forton. O filme será exibido enquanto os jurados da comissão julgadora definem o ganhador da Mostra Competitiva, que esse ano terá 31 concorrentes. Todas as atividades do festival são gratuitas.
Interatividade:
Para você, qual é a atração imperdível do II IGuacine?
Nenhum comentário:
Postar um comentário