VILA OLÍMPICA
Flavio Ruggiero explica o que é o projeto Segundo Tempo e como funcionam as oficinas de capacitação
por Hosana Souza
“O programa Bairro-Escola tenta conciliar atividades físicas, cognitivas, culturais e intelectuais e, visando a universalização do programa, se percebeu a necessidade de inserir atividades e ampliar o conhecimento dos professores e da comunidade”, diz o professor e coordenador do projeto, Flavio Ruggiero, 39 anos.
O Segundo Tempo é uma ação que visa diminuir a condição de risco social das crianças e dos moradores próximos à escola por meio dos esportes individuais e coletivos. O projeto leva o material esportivo e prevê o reforço alimentar durante a formação em horário integral. As oficinas da semana tiveram como “carro-chefe” a cultura popular, com a intenção de resgatá-la e mantê-la viva, falando da cultura regional e das suas influências.
Durante a formação dos professores do projeto Segundo Tempo, uma frase foi constantemente repetida durante a semana. “O professor não precisa ser o melhor do mundo, basta não ser apenas mais um no mundo”. E é com esse pensamento que o projeto segue, superando as dificuldades do dia-a-dia escolar e repensando em todos os momentos as práticas pedagógicas. Esses profissionais carregam o projeto transformando erros em acertos, e acertos em vitórias.
“Sou uma laranja dessa terra, um cidadão de origem humilde, nascido e criado em Nova Iguaçu. É com grande esforço que realizamos essas ações que vão ao encontro das necessidades do povo iguaçuano. Só tenho a agradecer aos professores que me auxiliam e as experiências que contribuem, e muito, para nossa formação. O mais importante do projeto é doar e aprender, trabalhando para formar um povo mais cidadão e mais representante em suas comunidades”, diz Flavio.
A dura rotina do Segundo Tempo e a dificuldade para a organização das oficinas de formação é bem característica de projetos com cunho social. Mas com determinação, aos poucos esses profissionais derrubam barreiras e superam expectativas, além de transformar a vida de varias crianças.
Interatividade:
Qual é a real importância de se investir em capacitação para os professores da rede pública?
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