sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fazendo “direito” dessa vez

FORMAÇÃO


Maxwell cursava o terceiro período de Direito quanto foi parar no sistema. Hoje ele usa seu conhecimento em projetos sociais dentro e fora do presídio
por Edson Borges Vicente e Fernanda Bastos

Maxwell Mendonça Braga, 41 anos, é o burocrata do grupo. Ex-aluno de direito, ele usa seu conhecimento para ajudar os detentos. Realiza também trabalhos sociais em comunidades carentes.

“Em 1992, quando eu entrei no sistema penitenciário, comecei a desenvolver trabalhos de educação e cultura, passei a trabalhar com informática”, afirma ele, um dos últimos a entrar no grupo. Não sendo ator, ele prefere cuidar da partes burocráticas e se envolver com projetos no terceiro setor. Para ele, isso afasta as pessoas da violência. “Comecei em 1996 com projetos sociais. Ajudei a formar Ongs lá fora. Isso me afastou das drogas, do mundo do crime. Se eu não tivesse essa base e esse apoio, estaria cometendo crimes”, admite.

Um dos projetos de que participou tinha como objetivo dar assistência aos filhos dos detentos e às famílias. Ele também já ajudou a criar projetos em Tribobó, Niterói e outros lugares.

“Realizamos projetos para filhos de presos. Com informática, culinária e o próprio teatro e gestão comunitária. Essa experiência trouxe muito pra muita vida”, conta. “Família é fundamental na vida do preso”.

Por isso conta que gostou demais das perguntas feitas pela platéia. Maxwell vê nelas o refúgio para todos os que se encontram na sua situação. “As perguntas foram magníficas, principalmente sobre a família. Família é a base da sociedade e sem ela a gente fica à deriva principalmente nas condições em que nos encontramos hoje”, afirma.

Após ter se rendido às drogas e ter tropeçado com o crime, ele, que teve acesso à educação e não foi morador de comunidade carente, se viu diante de um buraco. “Hoje ainda estou no buraco, mas já consigo respirar”, confessa. O medo de ver crianças repetindo seu exemplo foi o que o levou a abraçar com entusiasmo a causa do Criadaki.

Mawxell tem alguém que serve de exemplo lá fora. Ele se chama Rodrigo Baggio, o criado da ong Comitê para a Democratização da Internet, um dos principais bastiões do processo de inclusão digital. “A informação é uma ferramenta eficaz para a formação e transformação das pessoas”, acredita ele, que pede para que os estudantes sempre procurem ser voluntários em comunidades carentes.


Interatividade:
Você já participou de algum um projeto social?

2 comentários:

  1. Essa peça teatral me sensibilizou bastante e mostrou-me que todos nós cometemos erros e também somos capazes de consertá-los...

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse! Mas pra isso precisamos ter fé em Deus e força de vontade, além de amigos de verdade!

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...