domingo, 30 de agosto de 2009

Mormaço no ar condicionado

ONTEM NO II IGUACINE

Filme de Keila Serruya mostra o Amazonas por um ângulo diferente
por Camilla Medeiros

O filme desperta muitas sensações no espectador: o excesso, a repetição, as cores, o suor pelo corpo, chega a agonizar quem assiste. No que se propõe, o curta veio cheio de surpresas, e a ação mecânica dos atores, e a trilha prepara o ambiente para o calor que está por vir, ou melhor, um ‘mormaço muito quente’.

Ao olhar para o lado percebi sorrisos, caras feias, e com toda certeza tinha alguém se abanando, apesar do ar condicionado da sala de projeção. A diretora comentou no fim da exibição que nunca tinha assistido ao filme com um público que achasse graça nas cenas - com certeza, um filme capaz de despertar muitas leituras.

Apesar de se passar no Amazonas, o cenário é quase idêntico aos muitos encontrados no Rio de Janeiro e São Paulo. Essa identificação com outros estados brasileiros, e a aproximação com situações cotidianas, nos remete à coerência que existe no nosso país. E uma visão diferente de um estado tão projetado mundialmente. O filme foca em outro ambiente, que não são as matas, nem as águas em abundância do estado, o urbano, o asfalto, o calor, que também se encontra lá.

“Como um mormaço muito quente” é um curta que sem dúvidas quebrou muitas visões preconceituosas sobre as possibilidades de produção artística do nosso país. E dentro da mostra competitiva, o curta veio com grandes chances de ser premiado.

Interatividade:
Você sabia que há favelas no Amazonas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...