quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pirata on-line

O IGUACINE VEM AÍ

Fartura de títulos e facilidade para carregar no computador estimulam nova modalidade de pirataria de filmes
por Nany Rabello

O Youtube todo mundo conhece, mas por uma série de motivos não é possível assistir a um filme neste site de compartilhamento de vídeos digitais. Pelo menos não de uma vez, já que alguns usuários, para evitar que seus filmes sejam retirados do ar, postam as histórias da telona em partes. ‘Baixar’ filmes (fazer o download) também é comum entre a galera que navega pela web, mas tem também uma galera que não baixa e nem assiste a pedacinhos no Youtube. Uma série de sites já permite que se veja o filme on-line.

É o caso do estudante universitário Bruno Mello Sant’ana de Camargo, de 19 anos, que começou a visitar o site “videolog” quando percebeu que os trabalhos da faculdade haviam sobrecarregado o HD do seu computador. “Não tinha espaço para baixá-los”, afirma ele, que também não encontrava seus filmes favoritos nas locadoras mais perto de sua casa.

A variedade de títulos on-line parece ser uma das principais razões para que pelo menos a comunidade de cinéfilos de Nova Iguaçu tenha aderido a essa nova modalidade de pirataria. Luan Galvão de Lima, de 17 anos, preferia baixá-los, mas não é sempre que pode satisfazer sua vontade. “Tem muito vídeo que não se acha para baixar, então eu assisto online mesmo”, conta.

Felipe Inácio de Lima, de 18 anos, também se tornou um assíduo frequentador dos sites com filmes on-line porque assim é mais fácil achar os títulos de sua preferência. “Agora eu só baixo se o filme for muito bom”, diz ele, que ficou sabendo de possibilidade de ver filmes on-line por meio de amigos.

Bruno Camargo descobriu o universo dos filmes on-line passeando por uma comunidade de filme do site de relacionamentos Orkut, e adorou a ideia, principalmente quando descobriu que é muito mais rápido carregar um filme do que baixá-lo. Mas ele teria uma vida mais fácil se fosse leitor da revista SPG Games. Além de filmes, trailers, videoclipes, minivídeos de jogos, a revista dá dica de sites para a galera que assiste a tudo pela tela do computador. Foi na SPG Games que Luan de Lima descobriu o site googlevide.

A demora de certos filmes para chegar ao Brasil também é um fator que leva essa turma a assistir pela internet, as vezes em inglês mesmo, “quando a vontade de ver o filme é muito grande”, como diz Bruno. Filmes que nunca ouvimos falar por aqui como “Jesus Cristo, o Caçador de vampiros” e “Em busca do cálice sagrado”, que nem chegaram oficialmente no país, estão entre os favoritos dos meninos.

Interatividade:
E você? Prefere ver filme on-line, baixá-los, alugá-los ou comprá-los?

3 comentários:

  1. Hmmm q legal
    Gostei bastante da matéria..
    Uma das poucas q me chamou a atenção.. e vejam só!
    Ainda por cima eh da minha querida amiga Nany!!

    Eu realmente gostei pa cacete do texto.. Tem vários depoimentos interessantes e a maneira como você os intercala com os assuntos é bem inspirador.

    Você conseguiu puxar um assunto no outro sem eu nem perceber direito.. Prendeu minha atenção ja no 1º paragrafo (oq n eh tarefa fácil ^^).

    Nota 10 pra ti Nany!!
    Pretty Good!!

    ResponderExcluir
  2. Qnto a interatividade...

    Eu prefro ver no cinema (tem mto mais emoção)..
    Mas dentre as alternatvas citadas eu prefiro alugar.

    Não tenho o costume de ver on-line..Mas se a questão eh epsódios de séries ou desenhos eu prefiro 1000¹ººº vezes baixar e passar pra qualqer midia da vida aew (CD-DVD)

    ResponderExcluir
  3. MAis uma coisinha!!!!!!!

    "Fartura de títulos e facilidade para carregar no computador estimulam nova modalidade de pirataria de filmes"

    Achei essa frase "meio nada a ver com o texto"

    Pq afinal o que esta sendo debatido no texto são as variadas formas de se assistir a um filme sem ter que sair de casa..
    Em nenhum momento da matéria questiona-se o fato dessas novas modalidades serem "pra lá de captão gancho".

    No MEU VER houve um equivoco do editor nesse quesito.
    ^^

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...