segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Buraco de bêbado não tem dono

O IGUACINE VEM AÍ


Buraco do Getúlio foi criado há três anos, numa mesa de bar
por Jefferson Loyola

Criado há três anos, o Cineclube Buraco do Getúlio tem como objetivo mostrar que a cultura pode chegar a qualquer lugar, para qualquer um. Um misto de cinema, música, teatro e poesia, o cineclube é uma produção do Núcleo de Arte e Criatividade - Laboratório Cítrico - levada a cabo no primeiro sábado de cada mês. Cada edição o Buraco do Getúlio trabalha um tema diferente.

A primeira sessão do cineclube foi em julho de 2006, no Bar do Ananias. “Costumo dizer que a ideia de criar o cineclube surgiu como uma miragem em um bar, quando eu e Fabiano Mixo já estávamos meio bêbados”, conta Diego Bion, 24 anos. Embora oficialmente tenha abandonado o barco, a presença de Fabiano Mixo ainda é muito forte no grupo. "Prova disso é que na ultima sessão, apresentamos um curta criado por ele”, acrescenta Bion.


Depois de dois anos se apresentando no Bar do Ananias, os organizadores perceberam que o público estava mais interessado no bar do que nos filmes exibidos. “Era muito bacana se apresentar em um bar, e com isso criamos um publico que segue o Buraco do Getulio até hoje, mas esse não é o objetivo”, conta Bion. Em nome do objetivo de atrair pessoas para o audiovisual e aprender algo que pudesse levar para a sua vida com isso, as sessões do Buraco do Getúlio foram transferidas para o Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

O cineclube é filiado a ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro) e ao CNC (Conselho Nacional de Cineclubes). Diego Bion está muito feliz com o sucesso do cineclube junto ao público, maior a cada nova edição. “Eu não quero que as pessoas venham no cineclube somente para assistir aos filmes e depois irem embora; eu quero é que as pessoas venham, interajam com o grupo e se inspirem para criar seus próprios projetos e no próximo mês estar ali no palco com a gente”, finalizou entusiasmado.


Interatividade:
Conte para nós alguma coisa bacana que você tenha criado durante um porre.

Um comentário:

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...