sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nação Tijucana

OLHA O II IGUACINE AÍ, GENTE

Praça Sãns Pena, mostra o Rio que não passava nas telonas
por Nany Rabello

Rio 40°, Cidade de Deus, Central do Brasil, Grande Cidade, filmes com o mesmo cenário: o Rio de Janeiro; todos longas-metragens conhecidos. Ontem, na abertura do Iguacine, foi exibida uma nova idéia: Praça Sãns Pena, filme de Vinícius Reis, mostra o Rio que não passava nas telonas, o Rio de Janeiro da classe média, a grande Tijuca.

Cinéfilo desde os 15 anos, Vinícius, agora com 39 anos, se apaixonou pela história do cinema do Rio de Janeiro e percebeu que os filmes só mostravam o “Rio cartão postal”, e que depois do lançamento de Cidade de Deus, o Rio passou a ser enxergado como uma cidade com favelas e problemas. “Os filmes iam da Zona Sul às Favelas e não passavam pela classe média. O Sãns Pena nasceu da vontade de mostrar um carioca ainda oculto nas telonas”, diz Vinícius.

Para quem assiste, a Tijuca é mais que um bairrozinho de um grande estado, é uma grande nação, com um povo lutador e forte, como todo bom carioca. A intenção do diretor era tocar nesse ponto, e ele se sente realizado ao fazê-lo. “Aos poucos nós vamos tocando as pessoas e mostrando que somos mais, e queremos mais” afirma.

Ele é paulista, mas cresceu na Tijuca, daí a paixão pelo bairro. “Minha família mora toda na Tijuca, e eu sinto que depois do filme a cidade “cresceu” mais ainda. Estudei muito o bairro pra fazer o filme" diz. Segundo Vinícius, a identidade do Rio é forte, presente, além de ser uma cidade linda, com uma diversidade e uma beleza incrível.

Segundo Isabela Meirelles, de 21 anos, uma das atrizes do filme, a história é muito bem construída. “Vinícius é um cara que tem calma para executar as coisas, e teve um cuidado muito grande em criar o roteiro baseado nos atores, por meio de muitas improvisações”, diz a atriz. Tijucana, Isabel conta que o filme mexeu muito com ela, “Ele me fez lembrar questões da minha adolescência”. Outro tijucano que prestigiou festival e assistiu o filme foi Emílio Domingues, o DJ Sãns Pena. “Gostei muito”, exclama.

Isabel ganhou o prêmio de melhor atriz no festival de Recife, onde Sãns Pena foi o filme mais premiado. Além de recife o filme já se apresentou em festivais no Rio, em Tiradentes, em Nova York, e ainda vai se apresentar em Toronto, Sidnei, Cabo frio, Sergipe, e até na Bélgica.

Primeiro longa-metragem fictício dirigido por Vinícius, mas não o primeiro trabalho do diretor. “A Cobra Fumou”, um documentário sobre a participação do Brasil na 2° Guerra Mundial também é de Vinícius, que além de tudo também dirige o Globo Ecologia ejá tem um novo projeto de filme, “Mulambo”, inspirado em uma música e se passa no final da década de 90.

Emocionado, Vinícius diz que é importantíssimo para ele ver seu filme em um festival como o Iguacine. “Na cabeça só passava ‘Meu Deus, meu filme vai abrir o Iguacine’, a emoção é incrível. Tudo que eu tinha preparado para dizer, sumiu. Não há palavras para descrever isso” confessa.

Nova Iguaçu é ‘vizinha’ do Rio, são praticamente irmãs, talvez por isso o coração do diretor, e da platéia dessa grande nação tijucana e carioca, bata mais forte quando as luzes se apagam, o silêncio paira no teatro e a Praça Sãns Pena comece a surgir.

Interatividade:
Qual filme sobre o Rio de Janeiro marcou sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...