sexta-feira, 7 de agosto de 2009

100%

FORMAÇÃO


Mediadora cultural não consegue apontar dificuldades em assimilar as propostas da formação do segundo semestre
por Edson Borges Vicente

A ndreia Santos Ramos, 25 anos, mediadora da Escola Municipal Chaer Kazen Kalaoun, em Aliança, deu nota 10 para a formação dos mediadores culturais do Bairro-Escola para o segundo semestre, ocorrida entre 03 e 07 de agosto. Ela conta que já participou de outras, mas dessa vez suas expectativas foram superadas.

“Estou há um ano e meio no Bairro-Escola e foi a melhor formação que eu tive. Muitas coisas interessantes foram acrescentadas, como o guia com textos e a programação, além do teatro no segundo dia e a associação de cultura com língua portuguesa”, afirma.

Andreia, que é graduanda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e recentemente passou a lecionar voluntariamente no pré-vestibular comunitário de Cabuçu, aponta a necessidade do reforço na formação em Língua Portuguesa para todos os licenciandos. Por isso, avalia como positiva a ação que propôs a discussão de textos de Câmara Cascudo. Para ela, é preciso mais leitura.

"Porque a gente faz licenciatura e ler é fundamental e enriquece e percebo que, até mesmo, muitos mediadores têm dificuldade de leitura. Por isso o reforço é necessário”, explica.

Ela confessa que, inicialmente, ingressou no programa por causa da bolsa. Porém, com a experiência adquirida, ela conta que sua visão mudou bastante. “Ajudou muito na minha vida acadêmica”. Além disso, ela sentiu na pele a necessidade de se investir pesado na educação e no bairro.

“Vi o que é realmente Nova Iguaçu e vi que a realidade é diferente. Sou pobre, mas tive a oportunidade de ingressar em uma universidade. A grande maioria não tem essa oportunidade. É pobre que não come realmente. Tem que se investir muito na educação e na estrutura do bairro”, comenta.

Em relação às dificuldades que encontrou na semestre passado, Andreia aponta a escassez de material e o fato de as oficinas serem muito soltas, nas quais os mediadores entravam apenas com o tema. “Com um ano e meio de projeto, a criatividade vai se esvaindo”, admite. Além disso, as turmas “B”, segundo ela, são mais difíceis de trabalhar por serem compostas por alunos mais velhos: “Querem mesmo é namorar, jogar bola e bater papo. É muito difícil prender a atenção deles com leitura”.

Se depender de Andreia, a formação terá boas repercussões. Ela promete que se engajará ainda mais com o suporte oferecido nesta formação e espera que a Educação e a Cultura continuem capacitando os mediadores.


Interatividade:
Você, que é mediador, o que mais te chamou a atenção nesta formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...