segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Bairro-Escola radical

VILA OLÍMPICA

O programa Segundo Tempo inova com oficinas de skate no segundo semestre
por Hosana Souza e Wanderson Duke

O programa Segundo Tempo utiliza o esporte como forma de aprendizagem, e na última semana, 27 a 31 de julho, organizou uma série de oficinas com a proposta de renovar o trabalho dos professores. E como o desejo é levar algo ‘diferente do normal’ para o ambiente escolar, a nova modalidade esportiva do programa é o skate.

O professor de educação física André Viana, 34 anos, foi convidado para mediar a oficina, pois carrega consigo uma bagagem cheia. Skatista há mais de 20 anos, ele acredita que esse esporte pode e deve ser usado como forma de educação. “Eu já desenvolvo um projeto de skate em escolas particulares", diz ele.

"A grande questão era: se o skate auxilia no ensino dos alunos das escolas particulares, por que não fazer com que ele se torne uma oportunidade a mais para os alunos da rede publica?”, Mesmo com o alto custo dos materiais desse esporte identificado com as classes médias, a organização do projeto se diz preparada: “Trabalhar o skate no programa Segundo Tempo é um desafio.

Ele é um material que por vezes os professores de educação física não conhecem e também, por ser um esporte diferente do corriqueiro. Por exemplo, não é caro comprar uma bola de futebol com a qual mais de 30 alunos podem se exercitar, mas não é fácil comprar um skate e um material de segurança para cada aluno”, diz o professor. “

Por causa das limitações econômicas, o Segundo Tempo não levará o skate para todas as escolas da rede pública, já que nem todas poderão pagar o material de segurança necessário à prática desse esporte. "Mas a ideia é também incentivar cada aluno a ter o seu “carrinho”. Dentro do curso, vamos ensinar a eles como comprar peças de qualidade, escolher um shape, por exemplo”.
O esporte foi inventado em meados dos anos 60 no estado da Califórnia, nos EUA, por surfistas que ficaram entediados por conta das marés baixas e que decidiram partir para as ruas. Ele sempre foi visto com preconceito. “O skate é discriminado pela cultura, pela historia dele, mas trabalhar skate na escola é lidar com uma das melhores atividades psicomotoras existentes. E é o que trará a segurança para os pais, já que o desenvolvimento dessa atividade será ministrado por pessoas preparadas e providas de todo material e segurança”, comenta, animado.

O grupo de alunos da oficina era bem variado, composto de professores, skatistas e mesmo pessoas que nunca tiveram algum contato com o esporte. Alguns alunos veem nessas aulas uma excelente oportunidade de praticar o que estão aprendendo e melhorar o que já sabem. “Na maioria das vezes, as aulas aqui são mais produtivas do que se eu estivesse andando sozinho em uma rampa. Com a supervisão do André, que, além de professor, é um grande skatista, eu aprendo manobras que pertencem a um grau muito maior de dificuldade”, conta Lívio Silva, 17 anos, aluno da oficina de skate.

As aulas da oficina de skate tiveram um caráter livre, espontâneo e informativo. Em meio a debates e sorrisos, a oficina teve suas aulas práticas na quadra da Vila Olímpica e suas aulas teóricas na Escola Municipal Monteiro Lobato, onde foram desenvolvidos planos de aula e uma avaliação escrita.

A introdução do skate na rotina escolar de Nova Iguaçu não tem o objetivo de formar skatistas e sim de formar cidadãos para a vida, desenvolvendo habilidades psicomotoras e psicossociais. “A realidade do esporte é a de formar uma família, e nela um membro sempre ajuda o outro. Quando alguém compra uma peça nova, a antiga é doada e passa pelo skate de cinco pessoas ou mais, e é esse tipo de ‘princípio’ que será trabalhado pelo projeto. Acima de tudo o que foi dito na oficina durante a semana, a amizade será o nosso valor base, o aluno não precisa saber tudo sobre equação, basta apenas que ele dê a mão para ajudar alguém a levantar, simplesmente porque ele é alguém”, encerra, emocionado, André.

Interatividade:
Que outro “esporte alternativo” poderia ser incorporado ao Bairro-Escola?

Um comentário:

  1. acesse tb: www.aulasdeskate.com.br

    Skateboarding Personal Trainer c/ Alessandra Vieira!!!
    bjs.......

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...