sábado, 11 de julho de 2009

Se for estudar, não beba

JARDIM NOVA ERA


Educação no trânsito é matéria obrigatória na Escola Municipal Leopoldina de Barros
por Edson Borges Vicente

Sinal verde para o projeto de educação para o trânsito ocorrido durante o segundo bimestre e que culminou em uma exposição e numa gincana, no dia 08 de julho, na Escola Municipal Leopoldina de Barros. Segundo a orientadora pedagógica, Michele de Assis, 33 anos, o material enviado pela SEMED foi distribuído para as professoras de acordo com o ano e, a partir disso, cada uma desenvolveu uma ou mais atividades.

O trabalho das professoras é auxiliado pela mediadora cultural Francieli Ribeiro, 23 anos, que dá, sempre que necessário, o suporte em todas as turmas, mesmo em tarefas próprias dos professores. Naquele dia, ela estava ajudando as alunas da turma 402 a fazerem um cartaz de conscientização para o trânsito seguro.

Danyele Benvindo da Silva, 9 anos, aposta na sobriedade para a diminuição de acidentes. “Aprendi que as pessoas não devem beber quando vão andar de carro para não causar um acidente”, diz ela, ressaltando a frase que mais gostou ao fazer o cartaz: “Se beber não dirija.” Já a aluna Carolina Flor Pereira Silva, 9 anos, é atenta à educação no tráfego e ao respeito aos pedestres. "Respeite o sinal de trânsito."


Para Mauricéia de Souza Fonseca Santos, 30 anos, professora do quinto ano, o tema educação para o trânsito é fundamental. Ela, que é conhecida como a professora “high-tech” da escola, trabalhou com seis livros da série “Viva o Trânsito” e pesquisou mais conteúdo na internet e em jornais. "Procurei estatísticas de acidentes e os cuidados que devem ser tomados ao subir e descer do ônibus no caminho da escola", conta a professora, que trabalha há oito anos no município. Ela também orientou os alunos na confecção de uma maquete representando o trânsito correto, com pedestres atravessando sobre as faixas e carros respeitando o sinal vermelho.


Toda essa criatividade teve sua culminância no pátio da escola. Lá, os cartazes e maquetes foram expostos e outras atividades aconteceram. Uma delas foi a dinâmica de trânsito, com as turmas do terceiro ano. Carros foram confeccionados com caixas de papelão e pintados com guache. Uma pista foi desenhada no piso, com faixa de divisão das mãos de trânsito, faixa de pedestres e com direito até a guarda e sinal. Com o apitar do guarda, ou com sinal verde, os carros "vestidos" pelos alunos deveriam percorrer uma rota, respeitando a faixa de pedestres, a rotatória e retornarem na mão correta. Devido à pouca experiência no “volante”, eles foram orientados a não ultrapassar.

Cada turma posou para fotos no acostamento com seus trabalhos realizados e todos foram para casa com o sinal verde dos professores e respeitando a guarda do portão. Ninguém atropelou um ao outro. O limite de velocidade só foi excedido nas batidas dos corações dos pequeninos e muita felicidade acendeu os alertas sobre a conscientização.

Interatividade:
As pessoas respeitam os sinais de trânsito do seu bairro?

Um comentário:

  1. Meu amor, gostei muito dessa materia. Queria eu estar neste dia na escola Leopoldina. Adoro fazer materias com o mesmo tema em situações diferentes (e lugares) para ver como são dinamicas as coisas (e às vezes coincidentes). Essa materia me lembrou muito a que fiz no Venina com o guarda Alexandre. Acredito que você se divertiu muito assim como eu. Pelo tema, pelo texto e as fotomontagens legais MEU VOTO DESSA SEMANA É SEU!. bjo na boca! Te amo!

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...