segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cultura reforçada



Mediadores de cultura receberão capacitação para atuar nas oficinas de aprendizagem
por Wanderson Silva

O Comitê Gestor do Bairro-Escola selecionou e capacitou alguns mediadores para ministrar oficinas de aprendizagem. A ideia da Secretaria de Educação de Nova Iguaçu é tornar o mediador responsável pelo desenvolvimento dessas oficinas, que englobam reforço escolar, português e matemática.

Em uma futura reunião, ainda sem data marcada, serão trabalhados métodos e algumas propostas de atividades usando jogos e exercícios, justamente para que eles aprendam como se comportar e o que fazer nas oficinas de aprendizagem e acompanhamento pedagógico.

O foco principal será o material de orientação da Prova Brasil, que avalia a média de aprendizagem de alunos matriculados, até o 9° ano, em escolas municipais. Esse material é fundamental para melhorar o desempenho dos alunos que possuem dificuldade de aprendizagem nas disciplinas básicas.

“Este estagiário atuará junto ao monitor para desenvolver linguagens culturais. Portanto, o estagiário fica responsável pelas atividades dos projetos e o monitor trabalha linguagens específicas da linguagem artística”, diz Mário Pires Simão, secretário adjunto do cotidiano escolar.

A preocupação não é só com o reforço escolar. Além das atividades de reforço, estão programadas atividades para discutir
informática, meio ambiente, direito e deveres do cidadão. Aliás, a maior preocupação do projeto é formar cidadãos conscientes e que respeitam o meio ambiente.

“O suporte é o trabalho em si. O desenho que temos articula oficina com o turno regular, para que os alunos tenham maior contato com língua portuguesa usando um material cedido pelo MEC. Utilizaremos esse material como base para orientar os estudantes no processo de leitura e escrita”, reforça Mário. Segundo ele, todo material já foi entregue para as escolas com proposta para o turno regular e o complementar. “Essa será a forma que vamos articular. É a maneira que acreditamos que funcionará", conclui.

Interatividade:
Sugira uma atividade cultural que possa ajudar as crianças a assimilar melhor o conteúdo das disciplinas básicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...