segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pipoca para todos

CERÂMICA


Festival da Cufa mostra que Nova Iguaçu já faz parte do circuito cinematográfico nacional
por Raphael Teixeira

O último dia do mês de junho foi uma data marcante para o cinema de Nova Iguaçu. A cidade foi escolhida para participar do CineCufa, festival internacional de cinema que exibe somente produções criadas por moradores de favela. O evento aconteceu no bairro da Cerâmica, na Escola Livre de Música Eletrônica. Foram exibidos oito curtas, divididos em duas sessões.

O melhor disso tudo é que, além da entrada gratuita, as cerca de 100 pessoas que curtiram o festival ganharam um saco de pipoca. “É muito bom vir aqui assistir filmes, ganhar pipoca. Ainda mais sendo tudo de graça”, comemora Ana Carolina de Souza, de 10 anos.

Wellington Madureira, o coordenador do CineCufa itinerante, acha que a expansão da mostra fora dos grandes centros vai ao encontro da principal proposta do festival, que é apresentar cultura cinematográfica a quem não conhece e demonstrar que qualquer um hoje em dia pode fazer cinema de qualidade.

“O custo mais acessível dos equipamentos usados para fazer cinema foi fundamental para a criação do CineCufa. Foi uma evolução que não iria ser controlada, porque ideias sempre existiram nas favelas. E o objetivo é levar o festival a um numero cada vez maior de gente.”

E exatamente essa vontade de expandir o festival que levou o pastor Rafael Almeida, de 37 anos, morador de Anchieta, a vir em Nova Iguaçu participar. “Saber que a Baixada está recebendo um evento tão importante para o crescimento cultural da nossa região nos da um alento e esperança que a cultura esteja impregnada no povo.”

Criador da Escola Livre de Música Eletrônica, Anderson Barnabé comemora a importância da chegada desses projetos em Nova Iguaçu. “Estamos definitivamente nos incluindo no circuito cinematográfico do Brasil.”

Interatividade:
Conte uma história ocorrida em Nova Iguaçu que merece um filme.

Um comentário:

  1. Parabéns ao Jovem Reporter!
    Obrigado por Cobrirem nosso festival cine cufa, obrigado por dar oportunidade aos nossos jovens reporteres!

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...