segunda-feira, 20 de julho de 2009

Peças no tabuleiro

SEJA

Oficina de xadrez mostra que este jogo é popular entre os jovens
por Giuseppe Stéfano

Concentração. Semblantes pensativos. Uma vez ou outra uma risada que poderia ser facilmente traduzida pela frase "Quero ver escapar dessa" quebrava o silêncio que tomava conta de uma das salas de aula da Escola Municipal Monteiro Lobato, que cedeu seu espaço ao II Fórum de Educação de Jovens e Adultos em Nova Iguaçu, no dia 11 de Julho. Na sala número 1 do bloco B, estava uma galera que foi em busca de aprimoramento - e até mesmo o primeiro contato - em um dos jogos mais conhecidos e antigos de que se tem notícia: o xadrez.

A oficina, ministrada pela mediadora Fátima Bispo, cujo nome é curiosamente familiar aos jogadores de xadrez, reuniu daqueles que não tinham sequer noção do jogo até os mais "experientes no assunto", não satisfeitos com o que sabem e sempre buscando mais informações e macetes. "Eu aprendi a jogar com um amigo, mas quero aprender cada vez mais. Adoro jogar. É muito legal, principalmente quando eu ganho", conta Leonardo Ramos de 10 anos, morador de Comendador Soares, que marcou presença na oficina.

Ivone Almeida, que é professora de 1° a 4° série e também trabalha com alfabetização de adultos, conta que achou a oficina ótima: "Isso é só o começo; quero me aprofundar cada vez mais".(foto 002) Fátima Bispo é professora de Educação Física e seu primeiro contato com o xadrez foi a partir de um grupo de alunos de uma escola no município do Rio. Eles pediram para que ela os inscrevesse em um capeonato de xadrez e ela, por sua vez, pediu para que eles lhe ensinassem um pouco sobre o jogo de tabuleiro. "Eu não queria chegar lá sem saber nada. Ao menos mexer a torre eu tinha que aprender", brinca.

Ela atendeu ao pedido dos alunos e, para sua surpresa e espanto, o campeonato não era composto por "umas 15 pessoas". "Quando nós chegamos lá eu levei um susto: havia dezenas de pessoas, equipes formadas, torcida - silenciosa, claro - e muita organização. Perdemos, mas nos preparamos bem para o próximo", revelou a mulher que, mesmo com a coincidência entre seu nome e o jogo, nunca teve o menor interesse pela atividade. Daí, começou com sua pesquisa em livros e com amigos que sabiam jogar. "Nada melhor que aprender na prática".

O xadrez é um sucesso entre muitas pessoas e quem participou da oficina daquele sábado teve muita sorte em aprender um pouco mais sobre essa atividade que trabalha a concentração, determinação e disciplina, ainda mais com uma professora como Fátima

Interatividade:
De que forma os jogos de tabuleiro pode coloborar com a educação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...