SEJA
Oficina do II Fórum SEJA apresenta propostas para auxiliar na difícil e importante missão do alfabetizador de adultos.
por Dariana Nogueira
Daniel e Isabel, que também lecionam na rede pública há alguns anos em turmas regulares, se propuseram a compartilhar suas experiências com a alfabetização de adultos de forma conceitual e teórica, inicialmente, com um pequeno texto, diferenciando “alfabetização” de “letramento”. Contudo, no desenrolar da oficina, os professores conseguiram despertar no público o interesse pelo tema, e a maioria dos presentes participou ativamente da aula.
Rosemilda dos Santos, de 40 anos, aluna da 2ª fase do EJA também participou da aula e destacou a importância do programa em sua vida. “Entrei para o programa por incentivo da minha irmã mais velha. Eu mal sabia assinar meu nome. Hoje estou muito feliz, porque finalmente consigo acompanhar minha filha nos estudos, ajudando sempre que posso”, confessa Rosemilda.
Outra história que chamou atenção dos presentes foi a de Therezinha de Jesus, de 58 anos, que atua no Brasil Alfabetizado como educadora. Ela, que dá aulas no abrigo Luz de Escol, no Bairro da Luz, para alunos especiais em sua grande maioria, demonstra o quanto é necessário adequar-se às especificidades dos alunos para obter resultados satisfatórios. “O ritmo dos meus alunos é diferente, então eu tenho que me adaptar a eles, e não o contrário.” No entanto, destaca a importância de tratá-los de igual pra igual e, quando vê o resultado, se afirma muito feliz e orgulhosa.
O professor Daniel, que leciona geografia, também compartilhou suas experiências com o EJA. “Não é porque eu ensino geografia, que tenho necessariamente que ficar restrito aos termos e conceitos geográficos”, explica Daniel. E acredita que a aula se torna muito mais dinâmica e mais produtiva quando consegue exemplificar com coisas mais corriqueiras.
Talvez, o que tenha tornado a oficina de Letramento e Alfabetização mais interessante foram as trocas simultâneas de experiências, a diversidade de casos e histórias que confirmaram, na prática, a proposta de Isabel e Daniel. Ambos concluíram satisfeitos seu trabalho no evento.
Interatividade:
Você já ajudou alguem com dificuldades a ler?
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