quinta-feira, 30 de julho de 2009

Além do túnel

MINISTRO NA BAIXADA

Ministro da Cultura diz que verba de incentivo à cultura só fica na Zona Sul
por Raphael Teixeira

O ministro da cultura, Juca Ferreira, esteve nesta terça-feira (28/07), em Mesquita, para discutir as reformulações da nova Lei Rouanet, que será entregue a Câmara no próximo mês. O encontro, que contou com a presença de representantes de outros doze municípios da Baixada, faz parte de uma sequência de debates acerca dos caminhos que a Lei Rouanet pretende trilhar no ano em que completa 18 anos.

Com declarações realistas, o ministro expôs a necessidade de mudança na destinação da verba. “O dinheiro vai sempre para as mesmas mãos”, disse. “Isso não passa de privatização do dinheiro público.” O ministro também defendeu mudanças para evitar burocracias, a fim de que o dinheiro chegue rapidamente na mão de projetos culturais de lugares além do eixo Rio - São Paulo. “É preciso que todos tenham acesso.”


O evento, que superlotou a quadra do Mesquita Tênis Clube, atraiu uma série de lideranças políticas cariocas. Além de levar seu apoio para a causa do ministro da Cultura, o deputado estadual Alexandre Molon convidou Juca Ferreira para um debate na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, cuja comissão de cultura ele preside. A secretária estadual de Cultura Adriana Rattes anunciou a criação de novos 150 pontos de cultura, uma parceria entre o governo federal e municipal que na prática representa a descentralização dos recursos da cultura pretendida pelo Minc.

Também marcaram presença o prefeito de Mesquita, Artur Messias, além de secretários de Cultura de toda a Baixada Fluminense. Inúmeros grupos culturais da região não apenas foram dar seu apoio às mudanças na Lei Rouanet, como fizeram uso do microfone no debate que se seguiu à apresentação do ministro.



Interatividade:
Que projeto você proporia caso as verbas da cultura chegassem ao seu bairro?

Um comentário:

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...