sexta-feira, 3 de julho de 2009

Livro + internet

MIGUEL COUTO

O velho e o novo ampliando o conhecimento
por Camilla Medeiros

Como eram as pesquisas escolares no seu tempo? A garotada da Escola Municipal Janir Clementino sabe responder muito bem a essa pergunta. E foi a escola quem forneceu todos os instrumentos para isso. Engana-se aqueles que pensa que as crianças de hoje só sabem copiar e colar o que veem na Internet. Pode-se dizer que a criança de hoje utiliza o melhor, tanto no mundo dos livros como da Internet.

"Os livros tem a facilidade de estar sempre a mão, e a Internet tem a variedade. Quando faço minhas pesquisas vou primeiro a biblioteca, e depois aumento as informações na Internet”, revela Gabriel Taíde, de 11 anos.
A escola forneceu há um tempo atrás um curso básico de informática para seus alunos, que agora já manejam muito bem essa ferramenta. “Aprendi aqui na escola a usar o computador, e sei tão bem que convenci minha mãe a comprar um lá pra casa. Além de me ajudar na escola, ainda posso praticar tudo o que aprendi”, conta Joyce Cristine, de 13 anos.

Quem não tem a facilidade da Joyce, pode contar com computadores da própria escola que estão à disposição dos alunos para essas tarefas escolares. “A gente tenta disponibilizar todos os recursos possíveis para que o aluno possa cumprir da melhor forma suas tarefas, aprendendo a manusear, e utilizar a informação”, conta Claudia, coordenadora pedagógica.
O que importa não é se a Internet é o meio mais utilizado para pesquisa, mas sim como esse recurso somado aos outros podem garantir o melhor aproveitamento para o aluno. “Tentamos mostrar ao aluno que a Internet por si só não basta, é preciso recorrer aos livros também para garantir bons resultados nas pesquisas. Não se pode esquecer que na Internet há muitas informações falsas, por isso o trabalho de comparação entre essas duas ferramentas é indispensável”, lembra Cláudia.
Mais do que uma lição de inclusão digital, a escola nos dá uma lição de como se utilizar melhor esse meio de comunicação largamente difundido nos dias atuais.


Interatividade:
A internet substitui o livro numa pesquisa?

Um comentário:

  1. Muito boa essa matéria.

    Eu acho que a Internet não substirui o livro. Aho que, como diz na matéria da Camilla, ela veio para somar! Show!!

    ResponderExcluir