terça-feira, 21 de julho de 2009

Livre das pragas

SEJA



II Forum de Educação de Jovens e Adultos mostra a horta como área transdisciplinar
por André Batisti

Você sabe de onde vêm seus alimentos? Sabe o que come?
Segundo a professora Patrícia Tortelotti, responsável pela oficina “Horta Escolar como laboratório vivo de aprendizagem”, a importância desta oficina é mostrar para as crianças o que elas comem e de onde vêm esses alimentos. O objetivo é mostrar que a horta não é só um cantinho com plantas e sim uma área transdisciplinar, que visa trabalhar com biologia, matemática, português, história, artes e muitas outras.

Para os professores presentes na oficina, Patrícia Tortelotti ensinou que a escola não necessariamente precisa ter uma área com terra ou um espaço físico grande, bastando alguns caixotes de feira, que servirão como base da horta. Para cultivar um alimento saudável e livre de pragas, os oficineiros José Roberto Marinho e Rafael de Castro apresentaram uma receita à base de água, pimenta e fumo de rolo, para combater as pragas naturalmente, sem nenhum tipo de agrotóxico.

Calda de Fumo de Rolo:
Ingredientes:
- 50 gramas de fumo de rolo, vendido em qualquer tabacaria.
- 1 colher de pimenta do reino.
- 1 litro de água.

Modo de preparo:
- Ferver aproximadamente por 40 minutos.
- Coar a calda.
- Adicionar 5 litros de água

Agora só adicionar em um borrifador e aplicar sobre as plantas.
Podem-se também usar ervas medicinais para o combate das pragas. É só plantar boldo e alecrim ao redor da horta. Essa oficina teve como conclusão a preservação e o plantio, tudo com base no que a natureza oferece para nós.

Interatividade:
Você já plantou seu próprio alimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...