terça-feira, 21 de julho de 2009

Livre das pragas

SEJA



II Forum de Educação de Jovens e Adultos mostra a horta como área transdisciplinar
por André Batisti

Você sabe de onde vêm seus alimentos? Sabe o que come?
Segundo a professora Patrícia Tortelotti, responsável pela oficina “Horta Escolar como laboratório vivo de aprendizagem”, a importância desta oficina é mostrar para as crianças o que elas comem e de onde vêm esses alimentos. O objetivo é mostrar que a horta não é só um cantinho com plantas e sim uma área transdisciplinar, que visa trabalhar com biologia, matemática, português, história, artes e muitas outras.

Para os professores presentes na oficina, Patrícia Tortelotti ensinou que a escola não necessariamente precisa ter uma área com terra ou um espaço físico grande, bastando alguns caixotes de feira, que servirão como base da horta. Para cultivar um alimento saudável e livre de pragas, os oficineiros José Roberto Marinho e Rafael de Castro apresentaram uma receita à base de água, pimenta e fumo de rolo, para combater as pragas naturalmente, sem nenhum tipo de agrotóxico.

Calda de Fumo de Rolo:
Ingredientes:
- 50 gramas de fumo de rolo, vendido em qualquer tabacaria.
- 1 colher de pimenta do reino.
- 1 litro de água.

Modo de preparo:
- Ferver aproximadamente por 40 minutos.
- Coar a calda.
- Adicionar 5 litros de água

Agora só adicionar em um borrifador e aplicar sobre as plantas.
Podem-se também usar ervas medicinais para o combate das pragas. É só plantar boldo e alecrim ao redor da horta. Essa oficina teve como conclusão a preservação e o plantio, tudo com base no que a natureza oferece para nós.

Interatividade:
Você já plantou seu próprio alimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário