MIGUEL COUTO
Cine Tela Brasil e Escola Livre de Cinema mostram os bastidores de um filme
por Robert Tavares

"A troca sempre é um ponto positivo, seja em que projeto for", avalia Aline Alli, moradora de Miguel Couto. "Esse projeto é uma coisa maravilhosa. Estou gostando demais", diz Jaqueline Santos, que recebeu indicação de uma amiga no ano anterior e fez a oficina de áudio e vídeo na Escola Livre de Cinema, também em Miguel Couto.
Sendo um dos alunos da oficina, pude perceber o clima de agitação presente. De igual forma, os bastidores se mostravam eufóricos. O grupo que promove essas atividades é de São Paulo e viabilizam produções de curtas-metragens por todo o Brasil. Por volta de três anos esse trabalho é feito com moradores da Baixada Fluminense. Nesse período, mais de 530 mil espectadores já participaram das exibições gratuitas de filmes. A grande maioria deles pela primeira vez, já que, segundo IBGE, 92% dos municípios brasileiros não têm nenhuma sala de cinema.
Em muitas cidades, a temporada do Cine Tela Brasil representa o único contato com o cinema durante todo o ano. Nós passamos por um ciclo de aulas e essas acontecem diariamente, em período integral. Aprendemos a operar câmera, decupagem de roteiro, noções de produção e direção de atores. Em seguida saímos para filmar, sendo dois dias para isso e três para editar o filme. "O diferencial é que aqui nós não ficamos só na teoria", diz Fábio Menezes, morador de Jardim Pernambuco.

O Projeto Cine Tela Brasil, que circula de cidade em cidade levando o cinema de graça a quem não tem acesso às salas de exibição, arma a sua sala itinerante em locais de fácil acesso. "Para as pessoas, essa magia do cinema é encantadora. Os benefícios para cada um deles são muito grandes. Ajudam na socialização, estimulam a imaginação e proporcionam lazer e entretenimento. São coisas simples para a maioria das pessoas. Mas que para essas, são especiais, fazem toda a diferença", comenta a psicóloga Josimari Stanki, que já é velha conhecida do Cine tela.
Interatividade:
Quantas vezes você vai ao cinema por ano?
Nenhum comentário:
Postar um comentário