quinta-feira, 2 de julho de 2009

A rua como parceira

CERÂMICA

Bairro Escola provome atividade ao ar livre e encanta moradores
por Tatiana Sant’Anna

A semana não poderia ter começado melhor na Escola Municipal Estanislau Ribeiro do Amaral, no Bairro Cerâmica. A novidade é que a escola, mesmo sem parceiros, iniciou as atividades do Bairro Escola. Como o espaço disponível não é suficiente para comportar todos os alunos do horário integral, as atividades estão sendo realizadas numa rua de atrás da escola, onde não há muito movimento de carros.

Para a Coordenadora do Horário Integral na escola, Ana Cristina, o primeiro dia da culminância foi mais que especial. “Foi muito bom! Até mesmo pelo ótimo trabalho feito em equipe”, comemora a coordenadora, que estava com um pouco de receio com as atividades realizadas ao ar livre. A atividade escolhida trabalhaou a identidade cultural das crianças. Até os professores participaram. “No horário de 10h às 11h, as crianças fazem atividades de esporte. E de 11h até às 13h, eles se dividem em aprendizagem e cultura. Já na segunda e na quinta-feira, as atividades são realizadas na rua, dirigidas pelos coordenadores de esporte, que fecham a rua com cones coloridos", esclarece Ana Cristina.

Ana Cristina também diz que não é nada fácil realizar o Horário Integral sem parceiros, pois tudo acontece dentro da escola. “É uma loucura”, completa. Mas nada disso desanima esta guerreira. Em agosto de 2008, a escola tinha apenas um sítio como parceiro. Segundo Ana, ela conta que sente falta dessa parceria porque o espaço disponível era muito bom. “Tudo era feito lá. Nós só usávamos a escola só para banho, almoço e para a aula normal”, lembra ela. Ana diz que a saudade do sítio parceiro também recai sobre as crianças. “Muitas gostam de ficar dentro da escola, mas outras preferem faz as atividades no parceiro ou na rua”.

A atividade gerou curiosidade nos moradores, que ficam assistido da janela. Perguntada se a atividade feita na rua poderia render parceiros para a escola, Ana Cristina foi positiva: “Talvez isso possa nos render frutos”.



Interatividade:
Quais são as vantagens de uma atividade fora da escola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...