sexta-feira, 17 de julho de 2009

Jardim Nova Era é a mãe

JARDIM NOVA ERA

Escola Municipal Jardim Nova Era é apelidada pela comunidade de Brizolinha
por Fernanda Bastos e Vinícius Azevedo

Existe uma escola Municipal chamada Jardim Nova Era, localizada à rua Arthur Moura, 95, no mesmo bairro. Porém, muitos não sabem disso! Por quê? Porque ela é conhecida pela comunidade como “Brizolinha”. Daí, algumas pessoas podem se perguntar: por qual razão? Seria um CIEP municipalizado? Seria uma escola onde o Brizola estudou? Será que tem algum neto do saudoso governador lá? Ou seria uma escola nos moldes de Darcy Ribeiro? As repostas acima estariam algumas certas.

A escola “Brizolinha” é, sim, uma escola municipalizada. Porém, não é um CIEP, tampouco teve políticos de abrangência nacional como alunos. Ela, que foi fundada no ano de 1991 sob a direção do professor Manoel Antônio Migueis, recebeu esse apelido por ter sido construída com a mesma equipe de engenheiros e mesma estrutura pré-moldada em concreto armado usada nos CIEPs, embora sem as suas dimensões. Ela é pequena e colorida. Abriga atualmente dezenove turmas em dois turnos.

No ano de 1997, a escola, até então estadual, passou à administração do município de Nova Iguaçu. Teve como primeira diretora a professora Maria de Lourdes. A escola assiste desde a educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e conta com uma equipe de 18 professores regentes e 10 extra-classe. Há ainda 10 funcionários que trabalham na manutenção predial e na preparação da merenda.

Nossa tri-mãe voluntária, Verônica de Lima, 42 anos (ver matéria do dia 8 de julho) moradora do bairro há 20 anos, conta que acompanhou o processo de construção e crescimento e assistiu de perto a adoção da escola pela comunidade. Vizinha da escola, localizada próximo a Pedreira, assim como a Escola Dulce Raunheitti Ribeiro, ela observa o dia-a-dia dos alunos que lá estudam.
Nova Era, ou preferencialmente Brizolinha, está em processo de crescimento com relação ao Bairro-Escola. Mas já conta com a parceria com o Amiguinhos da Comunidade há três anos. A coordenadora político-pedagógica Luzinete Silvestre dos Santos, 49 anos, formada em Orientação Educacional, ressaltou que “a integralidade proporciona a melhora no rendimento dos alunos, além de tirá-los da ociosidade e construir cidadania”.

Uma coisa a ressaltar é que Brizolinha é que, com o Leopoldina, é uma das duas escolas do bairro que possuem quadra poliesportiva. Isso possibilita que algumas oficinas sejam realizadas na própria escola. Então, quando quiser visitar a Escola Municipal Jardim Nova Era, basta perguntar a alguém do bairro onde fica o Brizolinha. Mesmo os pequeninos de outras escolas saberão responder.

Interatividade:
Conte para nós a história de uma pessoa de sua família que é mais conhecida pelo apelido do que pelo próprio nome.

Um comentário:

  1. MANERO EU NÃO SABIA QUE O NOME DA ESCOLA ERA ESCOLA MUNICIPAL JADIM NOVA ERA

    ResponderExcluir