quinta-feira, 9 de julho de 2009

Educação high-tech

NOVA ERA

Sala de informática é disputada pelos alunos da Escola Municipal Dulce Raunheitti Ribeiro.
por Wanderson Duke Ramalho e Alexia Miranda

A sala Positivo dispõe diversas ferramentas na área de informática na Escola Municipal Profª Dulce de M. Raunheitti Ribeiro. Toda essa estrutura vem ajudando os professores a desenvolverem trabalhos escolares que estimulam a criatividade, a capacidade de reflexão e coordenação motora dos alunos do primeiro segmento.

O espaço para as atividades comportam cerca de seis alunos por microcomputador. Um dos métodos de aprendizagem e ensino desenvolvidos pelo próprio programa da positivo é o do jogo da formação de palavras. Quem nos explica melhor é a Professora e coordenadora da Sala Positivo, Marilena farias.

“Diferente dos jogos convencionais que visam apenas o entretenimento com jogos guerras e de estratégia, aqui na Sala positivo, trabalhamos com métodos didáticos”, explica a professora. Um dos métodos utilizados na alfabetização dos alunos é o “cubo da palavra”, onde o alunos relacionam a imagem que aparece no monitor a cubos com letras que ficam sobre a mesa, encaixados em um suporte próprio para este fim. “Com isso a alfabetização se torna mais dinâmica”, conclui Marilena.

O espaço tem um projeto para o futuro ainda em fase de análise. A ideia é abrir as portas da Sala Positivo para as comunidades próximas ao bairro Nova Era. Hoje há um programa de alfabetizarem para idosos que utiliza os programas desenvolvidos pela Positivo, assim como é usado para as atividades do Bairro- escola. O controle das turmas que acessam os computadores é muito rígido, não só para que o material continue em perfeito estado, mas também para que haja um aproveitamento total por parte dos alunos.

“Por aqui passam cerca de 340 alunos por dia, isso só nesta sala. Todos aprovam as disciplinas e se divertem muito. Os software da Positivo costumam propor este tipo de experiência. Os alunos brincam de aprender”, Diz Marilena.


Interatividade:
Você acha que os computadores ajudam ou atrapalham a aprendizagem?

Um comentário:

  1. A foto que esta nessa reportagem na é da professora Escola Municipal Profª Dulce de M. Raunheitti Ribeiro e sim da professora da Escola Municipal ProfªLeopoldina M.B. de Barros.

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...