quinta-feira, 9 de julho de 2009

Nossa responsabilidade

MIGUEL COUTO

Mediadora cultural da Ana Maria Ramalho acha que está contribuindo para mudança da educação
por Camilla Medeiros

A mediadora de cultura Cátia Neves, de 32 anos, entrou na Escola Municipal Ana Maria Ramalho, em Miguel Couto, para trabalhar no programa Mais Educação. Interessou-se tanto pela educação que, assim que pôde, se matriculou em uma universidade. Hoje, Cátia já está terminando seu curso de pedagogia.

Dedicada em sua profissão, a mediadora afirma que o início de todo sucesso está em uma boa educação. “Como se costuma dizer, a educação é a base de tudo. Acredito nisso, sempre acreditei.”

Numa conversa bem agradável, Cátia nos contou um pouco sobre sua experiência e sobre suas expectativas quanto ao programa. Os encontros dos mediadores todas as segundas-feiras servem como orientação prática para o trabalho. “Lá trocamos oficinas, ideias e resultados de todos os nossos esforços. São fundamentais para a melhoria de nossa atuação na escola.”
Esse trabalho que vem sendo desenvolvido enfrenta, no entanto, algumas barreiras que precisam ser superadas: “As oficinas e o horário integral já fazem parte da rotina dessas crianças. Sendo assim, foi difícil começar esse ano letivo sem esse período extra na escola. Seria importante para as crianças que o horário integral começasse junto com as aulas”, continua.

Como mediadora, Cátia reconhece que é preciso se dispor a aprender cada vez mais, e esse é um processo contínuo, que exige dedicação. “Teoria e prática devem caminhar juntas a favor de uma educação de qualidade, e isso exige investimento de tempo, e principalmente paixão pela profissão.”
Saber que está contribuindo para a transformação da educação é também o grande motivador de sua atitude, e reconhece: “Muitas vezes, esperamos de nossas autoridades uma ação para a mudança, e assim tiramos de nós a responsabilidade. É preciso saber que também somos responsáveis. Precisamos nos movimentar, fazer a nossa parte!”

Ter consciência de sua responsabilidade e partir para a ação são os dois ingredientes fundamentais para a melhoria da educação. E Cátia Neves é um belo exemplo dessa mistura. Se dispôs a mudar e tem feito um ótimo trabalho dentro de sua escola.


Interatividade:
Como foi que você descobriu a vocação para o trabalho que faz?

Um comentário:

  1. Oi eu gostei muito dessa maeria foi muito interesante.
    e sem comentário

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...