terça-feira, 28 de julho de 2009

No colo da mãe

MÃES EDUCADORAS

Nova geração de mães educadoras se emocionam ao falar sobre o crescimento dos filhos
por Raphael Teixeira

Na primeira reunião de formação das Mães Educadoras, que aconteceu na Escola Municipal Monteiro Lobato no último dia 21 de julho, a nova geração de voluntarias mostrou a disposição que têm para se integrar no projeto que modifica a maneira como todos viam a participação das mães na educação dos filhos.

Em uma época em que todos falam da falta de tempo para a família, o projeto Mães Educadoras, da prefeitura de Nova Iguaçu, acaba com um grande tabu: o de que as mães só estavam com as crianças até o portão da escola.

Agora essa relação é bem mais próxima. “A mãe não só observa o desenvolvimento da criança, mas trabalha para que isso aconteça da melhor maneira possível. Em casa e na escola,” revela Bernadete Rufino, secretária adjunta de Educação e coordenadora do projeto Mães Educadoras.

É o caso de três mães, e amigas, que acabam de se juntar ao enorme grupo de voluntárias. Karina Modéstio, 29 anos, Juliana Fragoso, 26, e Marinalva Custódia, que não quis, nem sob tortura, revelar a idade apesar de ser linda e aparentar a mesma idade que as outras duas, moram em Vila de Cava e, após as férias, passarão a trabalhar na Escola Municipal Lúcia Viana Capelli.

“Saber que estamos próximas aos nossos filhos e que ainda podemos ajudar outros filhos é muito gratificante. E sempre acontece uma troca. Aprendemos muitas coisas com todos eles”, diz Karina, sendo aprovada pelas outras duas amigas.
O amor com que essas mães agarraram essa oportunidade é uma garantia de que o projeto vai dar certo mais uma vez. O comprometimento e carinho com que fazem da escola suas segundas casas é o segredo para a melhora no aprendizado dos filhos.

“Como somos amigas, conseguimos ver a mudança que esse projeto tem feito com nossos filhos. O filho da Juliana, Felipe, de 5 anos, ontem veio correndo para o colo da mãe dizer que já está escrevendo o próprio nome. Esses contecimentos nos dão vontade para estar cada vez mais próximas”, conta uma emocionada Marinalva.

Interatividade:
Qual foi sua reação ao saber que seu filho aprendeu a escrever?

Um comentário:

  1. O caso das três amigas é ótimo, por isso é bom ter sempre alguém atento!
    Ficou engraçada a parte "nem sob tortura". O Raphael soube lidar de forma bem humorada com uma informação que provavelmente faria falta.

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...