sexta-feira, 17 de julho de 2009

Jardim Nova Era é a mãe

JARDIM NOVA ERA

Escola Municipal Jardim Nova Era é apelidada pela comunidade de Brizolinha
por Fernanda Bastos e Vinícius Azevedo

Existe uma escola Municipal chamada Jardim Nova Era, localizada à rua Arthur Moura, 95, no mesmo bairro. Porém, muitos não sabem disso! Por quê? Porque ela é conhecida pela comunidade como “Brizolinha”. Daí, algumas pessoas podem se perguntar: por qual razão? Seria um CIEP municipalizado? Seria uma escola onde o Brizola estudou? Será que tem algum neto do saudoso governador lá? Ou seria uma escola nos moldes de Darcy Ribeiro? As repostas acima estariam algumas certas.

A escola “Brizolinha” é, sim, uma escola municipalizada. Porém, não é um CIEP, tampouco teve políticos de abrangência nacional como alunos. Ela, que foi fundada no ano de 1991 sob a direção do professor Manoel Antônio Migueis, recebeu esse apelido por ter sido construída com a mesma equipe de engenheiros e mesma estrutura pré-moldada em concreto armado usada nos CIEPs, embora sem as suas dimensões. Ela é pequena e colorida. Abriga atualmente dezenove turmas em dois turnos.

No ano de 1997, a escola, até então estadual, passou à administração do município de Nova Iguaçu. Teve como primeira diretora a professora Maria de Lourdes. A escola assiste desde a educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e conta com uma equipe de 18 professores regentes e 10 extra-classe. Há ainda 10 funcionários que trabalham na manutenção predial e na preparação da merenda.

Nossa tri-mãe voluntária, Verônica de Lima, 42 anos (ver matéria do dia 8 de julho) moradora do bairro há 20 anos, conta que acompanhou o processo de construção e crescimento e assistiu de perto a adoção da escola pela comunidade. Vizinha da escola, localizada próximo a Pedreira, assim como a Escola Dulce Raunheitti Ribeiro, ela observa o dia-a-dia dos alunos que lá estudam.
Nova Era, ou preferencialmente Brizolinha, está em processo de crescimento com relação ao Bairro-Escola. Mas já conta com a parceria com o Amiguinhos da Comunidade há três anos. A coordenadora político-pedagógica Luzinete Silvestre dos Santos, 49 anos, formada em Orientação Educacional, ressaltou que “a integralidade proporciona a melhora no rendimento dos alunos, além de tirá-los da ociosidade e construir cidadania”.

Uma coisa a ressaltar é que Brizolinha é que, com o Leopoldina, é uma das duas escolas do bairro que possuem quadra poliesportiva. Isso possibilita que algumas oficinas sejam realizadas na própria escola. Então, quando quiser visitar a Escola Municipal Jardim Nova Era, basta perguntar a alguém do bairro onde fica o Brizolinha. Mesmo os pequeninos de outras escolas saberão responder.

Interatividade:
Conte para nós a história de uma pessoa de sua família que é mais conhecida pelo apelido do que pelo próprio nome.

Um comentário:

  1. MANERO EU NÃO SABIA QUE O NOME DA ESCOLA ERA ESCOLA MUNICIPAL JADIM NOVA ERA

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...