sexta-feira, 31 de julho de 2009

Direto da lan house

MIGUEL COUTO

Crianças e adolescentes de Miguel Couto farão histórias em quadrinhos em blog
por Robert Tavares

A ONG Laboratório Cultural começou sua atuação em fevereiro deste ano e mesmo com pouco tempo de nascida já alcança grandes voos. Ela é formada por jovens de Nova Iguaçu que trabalharam no Bairro-Escola e que sempre tiveram ligação com a cultura da cidade. Eles estão criando um projeto chamado "Laboratório de linguagem livre" que vai unir lan house, quadrinhos, escola e cultura.

O projeto funciona assim: um grupo de adolescentes, da Escola Municipal Janir Clementino, em Miguel Couto, com idade entre 12 e 18 anos será acompanhado de um monitor até uma lan house parceira do projeto e, lá, farão postagens em um blog. O intuito é trabalhar as relações culturais e pessoais do bairro por meio de fanzines online e histórias em quadrinhos nos blogs, aproximando o mundo virtual para a vida desses meninos.

A atividade irá exercitar a escrita e evidenciar certos pontos da comunidade onde moram, já que uma das propostas é explicitar eventos e necessidades do bairro. "Eu vou no blog, rapidinho, e vejo alguma coisa que tenho curiosidade e pronto", diz Daiane Brasil, presidente da ONG, que iniciou sua jornada de trabalho em 2006. A simplicidade de não tirar esses jovens do ambiente deles é exatamente o que os agentes culturais Juliana Roubert e Gledson Vinícius visam, já que as lan houses são frequentadas por esses grupos. "Nós queremos acrescentar algo na vida deles, no cotidiano, e não tirar", diz Juliana.

O Laboratório Cultural tem forte ligação com o mundo virtual, o grupo usa essa ferramenta para divulgar eventos, projetos e também como recurso de ensino. "Essa é a linguagem dos adolescentes hoje em dia", diz Daiane. "Eu acredito que a internet veio para somar", diz Gledson Vinícius, que também é publicitário e blogueiro.

A ONG irá trabalhar com 120 adolescentes do bairro, nesse primeiro momento. Mas a instituição Laboratório Cultural irá atender cerca de 1.800 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, no próximo semestre. Eles irão desenvolver oito projetos, aprovados pelo edital escola viva/bairro-escola, com 11 modalidades das mais variadas vertentes da cultura.

Esses são os sites deles: www.visaosuburbana.com , http://poemanapraca.blogspot.com

Interatividade:
O que você gostaria de aprender numa lan house?

Um comentário:

  1. Gostaria que fosse estendido aos alunos das escolas vizinhas ao Janir Clementino também.

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...