segunda-feira, 16 de março de 2009

Viajando nos livros

Tempo de viagem é um incentivo à leitura
por Letícia da Rocha e Lucas Lima
foto: Lucas Lima

A sociedade moderna já está dominada pelos meios de comunicação práticos, rápidos e fáceis. Desempenham fielmente esse papel o rádio, a televisão e a internet, que transmitem informações em uma velocidade surpreendente.
Quebrando esse paradigma, um grupo pequeno de pessoas tem criado cada vez mais a mania da leitura. Esse vício tem sido alimentado pelas viagens de trem, devido ao tempo longo de viagem. “Comecei a ler no trem”, conta o segurança Eliel David, 46 anos. No inicio, ele fazia palavras cruzadas. Mas depois evoluiu para as revistas e os jornais, até desembarcar nos livros. “O que mais me impulsiona a ler é que ajuda a passar o tempo.”

A leitura de jornais populares como ‘Meia Hora’ ‘Expresso’ é quase universal nos trens. Mas o sushi-man Carlos Alberto Nogueira de Araújo, 26, acredita que as notícias sobre o universo da violência, celebridades e sexo pode ser o início de novos tempos para os passageiros. “Incentiva a leitura”, acredita. “Começa com um jornal e depois lê outras coisas, como livros.” Não foi muito diferente com ele.

É comum os passageiros ficarem tão entretidos com a leitura, que perde a estação de destino. “Esse não é o meu caso”, conta Eliel David. Mas ele só consegue isso porque, embora “viaje na leitura”, o “subconsciente está sempre ligado”.

Um comentário:

  1. Legal a matéria, curti..

    Legal saber o trem tb proporciona essa oportunidade de leitura, mesmo q precária...

    Nunca imaginaria q tem gente começou a ler por causa do trem.

    Matéria show

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...