quinta-feira, 19 de março de 2009

Esperteza no palco

O mundo é dos espertos é a quinta peça do grupo F.A.M.A
por Josy Antunes

O projeto F.A.M.A. – Fábrica de Atores e Materiais Artísticos – leva até o Sesc, nos dias 20 e 21, o espetáculo O mundo é dos espertos. O texto, que trata da descoberta do mundo feita por um caipira, foi produzido coletivamente pelos atores da companhia, em sua maioria ex-alunos do projeto. A direção é de Alexandre Gomes. É a quinta peça que o grupo, que existe há oito anos, apresenta no Sesc.

O mundo é dos espertos, em sua versão original, foi encenado durante um mês pelos alunos do curso. “Nós vimos que era algo bem interessante, que dava certo, mas o texto precisava de algumas reformulações”, conta Alexandre Gomes, que agora também está atuando no palco. Seu personagem, o homossexual Godói, vem exigindo um processo de descoberta diária. “A preparação está sendo, não foi”, afirma Alexandre, que conta com os eventos de divulgação para testar a reação do publico, avaliando o que pode ou não funcionar em sua interpretação. “Ele é um personagem completamente diferente, atípico”, explica.

Alessandra Fernandes, atriz do elenco e responsável pelo figurino da peça, interpretará duas personagens. “Elas são totalmente diferentes, até mesmo na voz”, afirma. Ela explica que, apesar de a maioria dos atores não ter tempo para a divulgação, a distribuição das filipetas vem sendo maciça. “Esperamos um grande público”, conta Alessandra. O grupo acredita que o espetáculo atrairá novos espectadores, além do publico fiel da companhia.

Alunos dos cursos do Projeto F.A.M.A. têm ido fantasiados para as ruas, fazendo performances e convidando os transeuntes para o espetáculo. Comandados por Felipe Horsth, um grupo divulgou o espetáculo na última terça-feira nas imediações do Top Shopping. Eles fizeram uso de uma câmera e um microfone falsos para entrevistar os transeuntes. “É só para quem é esperto!”, diziam os atores no final da entrevista. Exibindo faixas nos sinais fechados, o grupo causava alvoroço e risadas por onde passavam.



Serviço

O mundo é dos espertos
Criação coletiva do grupo F.A.M.A
Local: Sesc de Nova Iguaçu
Data: 20 e 21 de março
Horário: 20 h
Proibido para menores de 14 anos
Meia entrada garantida aos estudantes, comerciários e idosos

3 comentários:

  1. Olha,minha cara,gostei muito da matéria e é sempre bom saber que u grupo de pessoas está angajada em algo tão singelo.
    Ótima matéria,Josy.

    ResponderExcluir
  2. como diz:O Fat"O MUNDO E DOS REALIZADORES".
    Fat lembro bem de sua fraze e estou fazendo de tudo para "o meu mundo se realizado".
    Obrigada por vc ter acreditado em mim desdo começo "me empestando muita das vezes o seu cel para EU tirar fotos" agora e novo momento na Escola Agencia de Comunicação..."E o momento de todos nos unir". E e já estamos unidos para um ajudar o outro,"E não so creser sozinho mais em Equipe"
    Ass: Camila Elen

    ResponderExcluir
  3. nossa *-* cara deu até vontade de ir na paresentação agoraa!

    ResponderExcluir