quarta-feira, 18 de março de 2009

Dança do livro

Sebo no Calçadão oferece livros e raridades
por Tatiana Sant’Anna

Quem anda pelo agitado Calçadão de Nova Iguaçu já deve ter visto a Papelaria Prolar e a Casa da Pipoca. Mas poucas são as pessoas que sabem que, por trás delas, mais precisamente na Rua Alberto Cocozza, nº 79, fica o Sebinho Cultural. “É porque ele é pequenininho”, diz Jorge Batista de Souza, 74 anos, justificando o nome da “livraria”.

Com um belo sorriso no rosto, o simpático senhor conta que a hist
ória do Sebinho Cultural começou da maneira mais casual possível. “Estava passando na frente de um ferro-velho e vi que estavam vendendo o quilo do livro por R$ 2,00”, lembra o comerciante. “Aí entrei na dança do livro.”

O sebinho, que funciona no mesmo lugar há 20 anos, abre de segunda à sexta, das 9h às 17h. “Aqui eu trabalho e me divirto”, diz o incansável Jorge de Souza, que tem um sorriso e um olhar atento para qualquer pessoa que entre na sua, não importando a idade. Desde que se aposentou, o livreiro dedica-se integralmente ao sebo.

A maioria dos livros vendidos no Sebinho Cultural é fruto de doação. “As pessoas chegam aqui e doam os livros que têm em casa”, diz o livreiro. Ele, no entanto, compra parte dos títulos que oferece. “Mas a maioria é doada”, admite.

O sebinho ainda conta com o Cantinho da Poesia, onde há um mural com poemas expostos de qualquer pessoa que o procure. Os poemas também se tornaram uma fonte de renda para Jorge de Souza. “Cada folha custa R$ 0,50”, conta. O Sebinho Cultural, cuja clientela é formada basicamente de estudantes de direito e do ensino médio, também raridades como fitas de vídeo e moedas antigas.

6 comentários:

  1. "Mas poucas são as pessoas que sabem que, por trás delas (...)"

    Eu era uma dessas pessoas q n sabiam da existência desse sebo ^^

    ResponderExcluir
  2. aaaah eu já comprei livrinho scom esse toizinho aee!
    *-*

    ResponderExcluir
  3. AAA,eu tava com a tati no dia da matériaaaa
    Agora falando sério. tati,posso te chamar assim?,texto muito bem construído e organizado,bem limpo. como sempre surprendemo-nos co vc.
    excelente matéria.

    "uma opção barata para a compras de livros."

    Wanderson Duke

    ResponderExcluir
  4. Realmente o texto está muito bem construido, foi uma delícia de ler!
    E achei ótimo você ter mostrado esse ponto de Nova Iguaçu!
    Frequentemente compro nesse moço, foi com as revistas antigas que comprei com ele que decorei parte do meu quarto :D

    ResponderExcluir
  5. Obrigada... Muito obrigada mesmo pelos comentários!!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir