segunda-feira, 16 de março de 2009

Um trem para as estrelas

O ator capixaba Roberto Sampaio sustenta a família vendendo chocolates no trem enquanto o sucesso não chega
por Jéssica de Oliveira e Fernanda Bastos
foto: Giuseppe Stefano


Há 28 anos, um jovem órfão foge das dificuldades do Espírito Santo para ver o Cristo Redentor de braços abertos para o Rio de Janeiro. Hoje com 48 anos, Roberto Sampaio tornou-se um simpático vendedor ambulante, que ganha a vida vendendo chocolates nos trens desde que chegou na cidade e há um mês é camelô cadastrado.

Para quem cruza diariamente o Rio de Janeiro de ponta a ponta, não perder o bom humor é quase uma proeza. Mas não para o sempre alegre vendedor que, além de carregar consigo seus doces, sempre traz um largo e espontâneo sorriso. Não deixou que fugisse do rosto nem mesmo quando suas mercadorias eram apreendidas no tempo em que trabalhava irregularmente.

Além de trabalhar nos trens, Roberto já estrelou algumas peças teatrais e também fez alguns bicos como figurante. "Pra mim, atuar não é apenas uma forma de ganhar um dinheirinho extra, mas sim um prazer", conta, com os olhos radiando a alegria de estar no palco e ser aplaudido por uma plateia.

Mas não pense que seus talentos terminam por aqui. Roberto também faz imitações de alguns famosos e está inscrito em programas humorísticos. Ele aguarda ansioso o convite para brilhar nas telas da TV. "Eu torço para que isso aconteça", revela ele, esperançoso. "Assim como quando cheguei a essa cidade, estou nas mãos de Deus."

Quem sabe um dia Roberto Sampaio deixe de ser um nome na lista dos ambulantes cadastrados que trabalham nos trens e passe a ser o nome de um sempre otimista artista?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...