terça-feira, 17 de março de 2009

Símbolo da cidade

por Juliana Portella

A estação ferroviária de Nova Iguaçu foi inaugurada em 1858. Tinha o antigo nome da cidade, Maxambomba. Era uma das paradas intermediárias dos trens de passageiros que iam para São Paulo ou Belo Horizonte nos áureos tempos do transporte ferroviário no Brasil. Como a cidade, a estação passou a chamar-se estação de Nova Iguaçu. O crescimento da cidade levou à construção de mais três estações em Nova Iguaçu: Presidente Juscelino, Comendador Soares e Austin.

O atual prédio da estação atual foi inaugurado em outubro de 1977 e fica localizado à avenida Floriano Amaral Peixoto. Da estação Nova Iguaçu os passageiros podem se deslocar tanto para Japeri quanto para a Central. Diariamente milhares de iguaçuanos se deslocam de seus lares, pegam o trem e vão à luta.

O crescimento econômico que acompanhou a instalação do governo popular de Lindberg Farias tem modificado os diversos rótulos com que Nova Iguaçu era conhecida, dentre os quais podemos destacar o de cidade violenta e o de cidade-dormitório. Embora as oportunidades de trabalho criadas pelo governo atual tenham diminuído o fluxo de pessoas em direção à Central do Brasil, a linha do trem ainda é um dos símbolos da cidade.

2 comentários:

  1. senti uma puchada de saco pra cima do governo Lingberg...Mas tah manero xD~

    ResponderExcluir
  2. Amei a maéria Juh, super resumida, articulada e escrita.

    Bjus. Parabéns !!


    obs.: Não diam falar do 15, rsrsrs

    :P

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...