segunda-feira, 16 de março de 2009

Um cafezinho antes de nós nascermos

por Daniel Santos e Letícia da Rocha / foto de Lucas Lima

Q
uando são cinco da matina, o café feito por William “Neguinho” se torna a grande motivação dos passageiros que saem de Japeri para enfrentar mais um dia de luta. “Aqui o que mais sai é o cafezinho”, conta ele.

Há seis anos trabalhando na “Barraca do Varejo”, uma lanchonete dentro da estação de Japeri, William já viu muita coisa ali. Mas nenhuma foi mais inusitada do que a do bêbado que desembarcou do trem e deu de cara com a parede da lanchonete. “Não aconteceu nada, mas ele ficou sem graça."

Quando William começou a trabalhar na “Barraca do Varejo”, a lanchonete havia passado por uma reforma. Mas ele não tem a menor ideia do tempo que ela existe. “Essa barraca existe antes de você e eu pensarmos em nascer, já vendeu diversas coisas e nem sempre foi o mesmo dono.”

“Neguinho” tem suas queixas do local em que trabalha, que começam pela concorrência dos ambulantes, passam pela falta de um banheiro limpo e terminam na iluminação precária. Embora jamais tenha sido assaltado, a segurança faz parte das preocupações dos seus funcionários. “Quando a porrada canta, aí temos que guardar tudo e fechar a barraca rapidinho. Senão, eles usam a desculpa da briga pra saquear as nossas mercadorias.”

O produto que mais sai na “Barraca do Varejo” é o cafezinho. Mas ele é seguido de perto pelas informações. “Todo mundo que passa aqui pergunta se o trem está na hora.” Como os trens andam atrasando muito, ele não consegue passar essas informações com precisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...