sexta-feira, 20 de março de 2009

Nada se perde em Nova Iguaçu


Texto Alcyr Cavalcanti,
fotos Alcyr Cavalcanti e Breno Marques.
“Na natureza nada se perde, tudo se transforma”. É uma lei da física, criada por Lavoisier. Em Nova Iguaçu, seguindo a lei da natureza, um grupo de homens e mulheres vivem literalmente dos restos, daquilo que sobra de uma sociedade que muito consome.

A crise do capital, que tira o sono de muitos economistas e principalmente daqueles que vivem da especulação, do sobe e desce das bolsas, não tira o sono daqueles que vivem remexendo o lixo, catando tudo que veem pela frente. Eles acreditam que os bons tempos e os bons preços do lixo voltarão.

Sapatos de festa abandonados, bicicletas que fizeram a alegria de muitas crianças, relógios de força de um modelo superado, chapas de Raio-X, revistas de celebridades (e de fofocas), balanças, formas de parachoques, peças metálicas, garrafas de refrigerantes, ventiladores, e principalmente caixas de papelão, o material preferido dos catadores.


A concorrência é grande, mas entre eles ainda existe o velho espírito da comunidade solidária dividindo os centavos, o chão e um pouco de pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...