quarta-feira, 4 de março de 2009

Bagunça literária

Quartinho da bagunça vira biblioteca comunitária em Morro Agudo
por Brenner de Oliveira

Esqueça as bibliotecas acolhedoras onde o clima de montanha é um convite para a leitura. Esqueça as livrarias luxuosas onde o conforto faz dos mais desinteressados, leitores viciados.

Em Comendador Soares, próxima à Igreja Imaculada Conceição, há uma biblioteca que nos mostra que simplicidade e cultura também andam de mãos, olhos, mentes e cabeças dados.

O que era um quartinho de costura em 2002, hoje é o universo de muitos astronautas da leitura. “Depois que minha esposa faleceu, o quartinho de costura caiu em desuso”, revelou Ailton de Oliveira, 42 anos, idealizador do quartinho do saber. Tudo começou com a bagunça dos filhos e sobrinhos, que começaram a amontoar livros no quartinho. "Foi aí que tive esta idéia de transformá-lo em uma biblioteca comunitária”, afirmou.

Formadores de opinião
O Quartinho do Saber não passaria de uma ideia sem o auxílio de parentes e amigos de Ailton. Eles quem doavam livros e ajudavam na organização. “Quando meu irmão me contou esta idéia, eu fiquei fascinada”, contou Márcia de Oliveira, 45 anos, moradora de Morro Agudo. “Sempre fui amante da leitura e agora posso emprestar meus livros, que em muitas ocasiões foram meu refúgio, para outras pessoas ou para nossos pequenos formadores de opinião”, orgulhou-se.

Esta biblioteca é muito simples: ela tem 18m², a iluminação é precária, não tem cadeiras, nem sofás. São só estantes. Você entra pela garagem da casa de Ailton, vira a primeira à direita, faz um cadastro muito simples e é só escolher um livro. Esta simplicidade, no entanto, não é problema algum para Joanna dos Anjos, 16 anos, que visita o quartinho toda semana. “Eu gostei mais do Caçador de Pipas, Quem tem Medo de Escuro?, Pai, me compra um amigo?, Anjos no Aquário, Dom Casmurro”, enumerou ela. “Leio clássicos e contemporâneos, é difícil sair daqui”, brincou ela.

Ailton não precisou de grana para montar o Quartinho do Saber: força de vontade, determinação e solidariedade foram as peças-chave para a concretização deste projeto. Ailton e seus amigos fizeram do esquecido quartinho de costura, um lugar rico em palavras e rico em saber.

Um comentário:

  1. Gostei da materia e de saber que ainda existem pessoas que se importam com um munod melhor, que tem solidariedade como Ailton.

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...