terça-feira, 17 de março de 2009

Portas do paraíso

Calor dentro dos vagões leva jovens a manterem portas do trem abertas
por Lucas Lima

O antigo e quase extinto hábito de ‘surfar’ em cima dos trens foi substituído pela mania de segurar as portas do veículo ferroviário, impedindo que ela feche. Uns fazem isso para observar a paisagem, mas também há quem queira desafiar o perigo. São adolescentes a maioria das pessoas que fazem isso.

"Não acho perigoso", diz o estudante Ricardo Follym de 12 anos. Na última sexta-feira, ele manteve as portas do trem abertas em nome do calor. Ela, que anda pouco de trem, cultiva esse hábito. "Nunca fui pego pelos guardas da Supervia", orgulha-se.

O entregador Julio Lopes, 32 anos, atribui a prática à super-lotação dos vagões. "Como não cabe todo mundo, as portas têm que ficar abertas", afirma. Segundo o entregador, o calor dentro do trem é insuportável.

Mas nem todo mundo é favorável a essa solução. "Acho muito perigoso", diz a aposentada Maria do Carmo, de 71 anos. "Uma vez vi um menino quase cair do vagão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...