terça-feira, 17 de março de 2009

As primeiras filas

por Juliana Portella

Seis horas da manhã na estação ferroviária de Nova Iguaçu. Gente. Muita gente. Uma atrás da outra, como se fosse o gado indo para o abatedouro. Há diversas filas. Só quem está dentro delas sabe a diferença das bilheterias em que terminam. Também é preciso alguma intimidade com o lugar para não se perder nas curvas da fila que vai dar na roleta e daí na plataforma.

Por causa de um problema desconhecido dos passageiros, os trens para a Central têm atrasado desde o carnaval. E isso só faz aumentar as filas até às 6h45, hora a partir da qual a estação esvazia como num passe de mágica. Também como num passe de mágica, começam a aparecer os camelôs que vão dominar a passarela ao longo do dia. Antes dessa hora, a única barraca aberta é a de salgados. Também disputa um lugar ali o vendedor de jornais.

Na ensolarada manhã da última quinta-feira, a auxiliar de enfermagem Vera Lúcia, 51 anos, respirava fundo enquanto aguardava o trem que deveria ter chegado às 6h18. “Hoje ele tá atrasado”, diz ela com uma mistura de paciência e de estranhamento. Faz aquele trajeto desde que começou a trabalhar num hospital em Madureira, há 18 anos. O que será que está acontecendo? Ela não sabe. Cabe-lhe apenas aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...