segunda-feira, 23 de março de 2009

Criadora dos agressores

Delegada das mulheres acredita que mães podem ajudar no combate à violência doméstica
por Giuseppe Stéfano e Jéssica de Oliveira

A Dra. Teresa Pezza é a delegada da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) de Nova Iguaçu. Apaixonada desde pequena pela carreira policial, essa bacharel em direito exerce a profissão desde 1985. Em 1990, prestou concurso público para ocupar o posto de delegada, mas só o assumiu no ano de 1994.

A falta de mulheres na polícia é motivo de constantes queixas das mulheres vítimas de violência doméstica. “Elas se sentem constrangidas quando são atendidas por policiais homens”, conta a delegada.

Para a delegada, no entanto, a presença masculina nas DEAMs ajuda no resgate da figura do homem que respeita e protege a mulher. “Além disso, o agressor atende ao chamado com mais prontidão quando é dado por um oficial”, ressalva a delegada.

Ela conta que é obrigação dos pais incluir na educação de seus filhos a importância do respeito à mulher. "Como progenitores, nós, mulheres, somos responsáveis pela parte que agride. É tudo uma questão cultural e educacional."

Teresa Pezza, que em toda sua carreira nunca sofreu preconceito ou desrespeito por atuar em uma área ocupada por mais homens, mora no Rio de janeiro, é casada há 42 anos e é mãe de três filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...