quarta-feira, 11 de março de 2009

Uma professora muito especial

A deficiente visual Fátima Cristina venceu várias barreiras até se tornar professora do Rangel Pestana

por Carolina Alcântara






















A professora de Educação Especial em Braile, Fátima Cristina Silva Ramalho, é um exemplo de superação, de mãe e de mulher. Por ser deficiente visual, já enfrentou diversos tipos de preconceito e dificuldades até chegar ao magistério, profissão que abraçou há seis anos. Não foi fácil alcançar seu objetivo. Como se não bastasse a deficiência visual, nasceu em uma família humilde, cuja mãe era do Lar e o pai, motorista de ônibus.


Fátima não nasceu assim. Chegou inclusive a estudar no sistema regular de ensino, do qual só saiu depois que a cegueira gradual a impediu de enxergar o que estava escrito no quadro-negro e de escrever em seu caderno. "Foi difícil parar de estudar", lembra. A mãe percebeu o sofrimento, quase tão grande quanto sua força de vontade e seu gosto pelos estudos. "Ela me levou para o Instituto Benjamim Constant."

Para superar as dificuldades, Fátima traçou metas claras, das quais não abriu mão. “Quando temos um objetivo, temos que correr atrás. É difícil? Sim, é difícil, mas muito pior é ficar dentro de casa e não ter contato com a vida, com o mundo e com o que acontece na sociedade." A professora acredita que, para vencer, um deficiente tem que romper barreiras e construir a sua realidade diariamente. Na prática, isso significa que têm que superar o preconceito seja na família, na religião ou mesmo no trabalho.

Luta para ser efetivada
Um exemplo das dificuldades enfrentadas por Fátima Cristina foi a reação dos técnicos do governo quando souberam que um dos aprovados no concurso que prestou era deficiente visual. "Tentaram impedir a minha efetivação, alegando não ter um tipo de prova apropriado para deficiente visual." Só depois de muita luta foi que ela conseguiu realizar o exame e ser aprovada.

Atualmente ela leciona para as crianças na parte da manhã no Instituto de Educação Rangel Pestana e pela tarde trabalha na “Reabilitação”, um sistema destinado a pessoas que perderam a visão ao longo de suas vidas. Neste local, é realizado um trabalho envolvendo terapia de adaptação à nova realidade.

Fátima tem um sonho: fazer funcionar a Associação de Deficientes Visuais fundada em setembro de 2008. “Meu sonho é conseguir parcerias com a Prefeitura de Nova Iguaçu e com empresas privadas para estar oferecendo cursos aqui mesmo na cidade."

Além de uma excelente profissional, ela é uma mãe dedicada e carinhosa, sempre agradecendo a Deus por tudo que lhe tem acontecido, até mesmo pela sua deficiência visual. Para ela nada acontece por acaso. “Quando alguém descreve o rosto e o sorriso de meus filhos, eu sinto vontade de voltar a enxergar, mas eu sei que ao mesmo tempo muitos caminhos foram abertos por mim”, finaliza.

5 comentários:

  1. Carol!Sua matéria é simplesmente incrível,adorei parabéns.Mas por que? você não falou sobre a causa da deficiência?Fiquei super curiosa.Bjs.Fernanda Bastos

    ResponderExcluir
  2. Nossa! muito lutadora ela! Adorei o jeito que você desenvolveu o texto, muito bom mesmoo! BeijooS

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria, mostrou de forma bem clara a história, conseguindo passar realmente o esforço dela e esse lado que ela tem de não se deixar abater.
    O bom de mostrar histórias assim, é que acaba sendo uma forma de valorização da pessoa, que muitas vezes não tem suas conquistas reconhecida.
    Já conhecia essa professora, mas não sabia nem a metade das coisas expostas aqui.
    Parabéns Carol!

    ResponderExcluir
  4. Cara..o modo como vc desenvolveu o texto esta excelente.Vc soube expressar bem suas motivações e privações..

    Do fundo do peito, achei o texto muito bom mesmo..
    Nota10

    ResponderExcluir
  5. Cara..o modo como vc desenvolveu o texto esta excelente.Vc soube expressar bem suas motivações e privações..

    Do fundo do peito, achei o texto muito bom mesmo..
    Nota10

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...