quarta-feira, 18 de março de 2009

Dança do livro

Sebo no Calçadão oferece livros e raridades
por Tatiana Sant’Anna

Quem anda pelo agitado Calçadão de Nova Iguaçu já deve ter visto a Papelaria Prolar e a Casa da Pipoca. Mas poucas são as pessoas que sabem que, por trás delas, mais precisamente na Rua Alberto Cocozza, nº 79, fica o Sebinho Cultural. “É porque ele é pequenininho”, diz Jorge Batista de Souza, 74 anos, justificando o nome da “livraria”.

Com um belo sorriso no rosto, o simpático senhor conta que a hist
ória do Sebinho Cultural começou da maneira mais casual possível. “Estava passando na frente de um ferro-velho e vi que estavam vendendo o quilo do livro por R$ 2,00”, lembra o comerciante. “Aí entrei na dança do livro.”

O sebinho, que funciona no mesmo lugar há 20 anos, abre de segunda à sexta, das 9h às 17h. “Aqui eu trabalho e me divirto”, diz o incansável Jorge de Souza, que tem um sorriso e um olhar atento para qualquer pessoa que entre na sua, não importando a idade. Desde que se aposentou, o livreiro dedica-se integralmente ao sebo.

A maioria dos livros vendidos no Sebinho Cultural é fruto de doação. “As pessoas chegam aqui e doam os livros que têm em casa”, diz o livreiro. Ele, no entanto, compra parte dos títulos que oferece. “Mas a maioria é doada”, admite.

O sebinho ainda conta com o Cantinho da Poesia, onde há um mural com poemas expostos de qualquer pessoa que o procure. Os poemas também se tornaram uma fonte de renda para Jorge de Souza. “Cada folha custa R$ 0,50”, conta. O Sebinho Cultural, cuja clientela é formada basicamente de estudantes de direito e do ensino médio, também raridades como fitas de vídeo e moedas antigas.

6 comentários:

  1. "Mas poucas são as pessoas que sabem que, por trás delas (...)"

    Eu era uma dessas pessoas q n sabiam da existência desse sebo ^^

    ResponderExcluir
  2. aaaah eu já comprei livrinho scom esse toizinho aee!
    *-*

    ResponderExcluir
  3. AAA,eu tava com a tati no dia da matériaaaa
    Agora falando sério. tati,posso te chamar assim?,texto muito bem construído e organizado,bem limpo. como sempre surprendemo-nos co vc.
    excelente matéria.

    "uma opção barata para a compras de livros."

    Wanderson Duke

    ResponderExcluir
  4. Realmente o texto está muito bem construido, foi uma delícia de ler!
    E achei ótimo você ter mostrado esse ponto de Nova Iguaçu!
    Frequentemente compro nesse moço, foi com as revistas antigas que comprei com ele que decorei parte do meu quarto :D

    ResponderExcluir
  5. Obrigada... Muito obrigada mesmo pelos comentários!!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...