sexta-feira, 20 de março de 2009

Quem divide o pão divide o chão

Catadores de lixo formam uma comunidade solidária
por Breno Marques

Valdecir Silva, 37 anos, veio de Itaguaí para Nova Iguaçu com a esperança de comprar uma casa compatível com sua renda. Cansado de procurar, resolveu improvisar com os restos de madeira, papelão, ferro e outros materiais com que garante a sua sobrevivência. O resultado desse esforço pode ser visto no barraco construído há cerca de três anos na calçada ao lado do ferro-velho onde vende o lixo que cata diariamente.

O dia de Valdecir Silva começa cedo. “Saio para a rua logo que acordo e dou uma volta pela cidade, catando tudo o que vejo pela frente”, conta ele. É com o material acumulado ao longo do dia que ele vai comer, depois de vendê-lo no depósito de que é vizinho. Com a crise mundial, têm sido cada vez menores as possibilidades de faça uma boa refeição. O quilo do papel, uma das maiores fontes de receita dos catadores, sofreu uma queda brutal nos últimos meses.

Valdecir já teve uma vida normal, com casa, esposa e uma filha, que hoje tem 15 anos. Sua história começou a mudar depois de uma briga com a esposa cuja gravidade o obrigou a abandonar até mesmo a filha, então com cinco anos. “Nunca mais voltei lá”, lamenta o catador, apesar da consciência do sofrimento da filha, mais apegada a ela do que à mãe.

Draguista
A saída de casa deve ter deixado profundas marcas no coração de Valdecir, mas antes de chegar em Nova Iguaçu com uma mão na frente e outra atrás monitorou dragas para uma empresa de construção. “Larguei o trabalho porque não estava feliz”, diz ele. Essa infelicidade só fez aumentar no dia em que dormiu embaixo de uma árvore, com apenas R$ 3 no bolso.
Zanzou pela cidade até conhecer um rapaz chamado Baiano. Foi ele quem lhe deu a ideia de recolher materiais recicláveis para levantar o dinheiro para comer. “Senti muita vergonha na primeira vez que tive que catar lixo”, admite. A fome foi a sua maior encorajadora.

A sensação de vergonha foi diminuindo à medida que começou a entrar na comunidade de catadores. “Fiz amigos fantásticos aqui”, comemora. Essas “amizades verdadeiras” foram comprovadas em diversos episódios. “Eu e Baiano dividimos no fim da tarde o dinheiro que juntamos pra comprar comida”, exemplifica. E filosofa: “Quem divide o chão, também divide o pão.”

Esse sentimento de comunidade, no entanto, não resiste à concorrência, principalmente depois que a crise mundial levou a uma baixa de preços do material reciclável. “Nessa hora é cada um por si. Se eu vejo um papelão primeiro que meu amigo, eu corro pra pegar. Se eu não pegar, é dele.”

Um comentário:

  1. Não tinha parado pra pensar na possibilidade de rivalidade entre ele. Agora que pensei, foi até bonito saber desse momento em que eles dividiam o que ganhavam.

    A matéria e as fotos estão maravilhosas, ótima qualidade!

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...