sexta-feira, 27 de março de 2009

Oriente-se, rapaz

Estilos musicais orientais ganham popularidade com a onda anime
por Nany Rabello

J-rock, k-pop, j-pop, k-rock... Sabe do que se trata? São subdivisões de músicas orientais, muito comuns no Brasil. As siglas significam rock japonês (j-rock), pop coreano (k-pop), pop japonês (j-pop) e rock coreano (k-rock). A mais conhecida dessas subdivisões é o j-rock, que é baseada em estilos visuais bem diferentes do convencional e que começou no Japão na década de 80 como uma forma de protesto ao modo de vida padronizado daquele povo. Essa denominação musical engloba muitos estilos de bandas e muitas subdivisões ainda mais complexas, como, por exemplo, o visual kei, que tem a ênfase na aparência de seus artistas. Ainda há os tipos kote kote, eroguro (que vem do termo “erotic and grotesc”), gothc lolita e gothc aristocrat, oshare kei e uma enorme variedade de nomes e estilos. Algumas das bandas mais divulgadas são L’arc~em~ciel, the GazettE, Dir em Grey, Ãn Café, entre outros.

“O interesse vem naturalmente pra quem gosta de cultura japonesa”, diz Gabriel Arantes Freitas, 20 anos, fã assumido de j-rock. Os tipos musicais também influenciam no visual de quem escuta, que passa a se caracterizar como os próprios japoneses. “Diferentetemente do j-rock, quem escuta k-pop tem um visual mais inspirado no hip hop, com um pouco mais de brilho”, explica João Mário Bastos Sales, 19 anos. “Mas você não pode dizer: ‘olha, aquele cara escuta k-pop’, só pelo estilo visual da pessoa.”

Fora da Ásia
Há também o k-pop, famosíssimo por aqui graças a cantoras como BoA, Big Bang (considerada a grande banda do momento na Coréia), Wonder Girls, Bi Rain, Utada Hikaru e Ayumi Hamasaki. E não só por aqui! O cantor Bi Rain, por exemplo, fez o Taejo na nova versão do filme Speed Racer. A cantora BoA e o cantor Se7ven já lançaram álbuns em inglês e fizeram shows nos Estados Unidos. “Música oriental não fica apenas na Ásia”, garante João Sales.

Diferentemente do j-rock, o k-rock não é muito divulgado no Brasil. Mas também tem seus representantes, como as bandas Crash, The Traxx, No brain, PIA, entre outras. Seu visual não é muito definido. As bandas de k-rock também não são nem tão numerosas nem tão famosas quanto as bandas dos outros gêneros musicais orientais.

A grande influência para as músicas são os animes e eventos afins, como o j-fest (Japan Festival Songs). Organizado uma vez por ano no Rio de Janeiro, esse festival reúne e difunde novas bandas e estilos orientais, atraindo uma grande massa de fãs. “Quem assiste anime e se interessa pelas aberturas/encerramentos dos desenhos japoneses acaba procurando a música e a banda”, diz Stephanie Ventura de Araújo, 18 anos. “Mas eu ouço música oriental porque é boa.”

3 comentários:

  1. havia um tempo em q se exemplificava como sinal de globalização, por exemplo, a entrada de marcas de refrigerante e a venda de "estilos de vida" no universo oriental. pois é, não há como negar q, como o som, a cultura reverbera e, devidamente processada, atualizada, contemporaneizada, influencia quem um dia foi o influenciador. o planeta é, cada vez mais, o nosso quintal e tratar dele com carinho uma obrigação de todos nós, cérebros habitantes.

    ResponderExcluir
  2. Se7en! ♥~~~~ THE BEST, OK? 8D SHAUSHUASh~
    BigBang, BoA, Wonder Girls.. TUDO DE BOM!*-*~
    Ficou ótima a máteria! <3~ Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Tiipo assim a máteria foi master <33
    Adoro J-rock, e K-pop *O*'
    Só queria corrigir o nome de algumas bandas
    é L’arc~EN~ciel e Dir EN Grey =)
    Desculpe qualquer coisa n.n'

    ResponderExcluir

Uma kombi que resiste ao tempo

II IGUACINE Exibido na sessão de homenagens do II Iguacine, 'Marcelo Zona Sul' continua encantando plateias 40 anos depois de sua es...